Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42603

Compartilhe esta página

Título: Uma análise acerca de diferentes práticas educacionais e suas influências na vida dos recém graduados na licenciatura em matemática
Autor(es): LINO FILHO, Atanael
Palavras-chave: Prática docente.; Ensino de matemática.; Tendências de ensino.; Devir.
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: LINO FILHO, Atanael. Uma análise acerca de diferentes práticas educacionais e suas influências na vida dos recém graduados na licenciatura em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Com base na inquietação em torno das pretensões dos recém graduados como futuros professores de matemática, e as influências provenientes de práticas docentes, a pesquisa teve início a partir do questionamento: Quais as inspirações e desmotivações causadas por práticas educacionais no decorrer da vida escolar e da vida acadêmica? Buscando nesta pesquisa mostrar as influências de práticas educacionais levando a uma escolha pela licenciatura em matemática, e sendo assim, como o professor recém formado pretende desempenhar a prática docente. O trabalho é desenvolvido por meio de alguns pensamentos filosóficos e também comportamentais, dentro da educação matemática, analisando algumas metodologias de ensino, dentre elas associando com o uso de tendências de ensino da matemática, buscando assim atender aos objetivos apresentados. A pesquisa foi realizada com 11 recém graduados do curso de licenciatura em matemática de uma universidade do agreste pernambucano, que já passaram por experiências em sala de aula que não fossem apenas como alunos. O instrumento de pesquisa utilizado, foi um questionário online, contendo 12 perguntas, levando a uma reflexão por parte do sujeito observado, em torno dos fatores que justificam as pretensões como futuros docentes de matemática. E de acordo com o que foi feito, observamos alguns tipos de metodologias adotadas por professores, como elas influenciaram de forma positiva e negativa na vida dos recém licenciados, e também pudemos observar, o que poderia descrever um bom professor, na visão dos respondentes da pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42603
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATANAEL LINO FILHO - TCC.pdf557,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons