Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42603

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorLINO FILHO, Atanael-
dc.date.accessioned2022-01-28T20:43:31Z-
dc.date.available2022-01-28T20:43:31Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.date.submitted2022-01-14-
dc.identifier.citationLINO FILHO, Atanael. Uma análise acerca de diferentes práticas educacionais e suas influências na vida dos recém graduados na licenciatura em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42603-
dc.description.abstractCom base na inquietação em torno das pretensões dos recém graduados como futuros professores de matemática, e as influências provenientes de práticas docentes, a pesquisa teve início a partir do questionamento: Quais as inspirações e desmotivações causadas por práticas educacionais no decorrer da vida escolar e da vida acadêmica? Buscando nesta pesquisa mostrar as influências de práticas educacionais levando a uma escolha pela licenciatura em matemática, e sendo assim, como o professor recém formado pretende desempenhar a prática docente. O trabalho é desenvolvido por meio de alguns pensamentos filosóficos e também comportamentais, dentro da educação matemática, analisando algumas metodologias de ensino, dentre elas associando com o uso de tendências de ensino da matemática, buscando assim atender aos objetivos apresentados. A pesquisa foi realizada com 11 recém graduados do curso de licenciatura em matemática de uma universidade do agreste pernambucano, que já passaram por experiências em sala de aula que não fossem apenas como alunos. O instrumento de pesquisa utilizado, foi um questionário online, contendo 12 perguntas, levando a uma reflexão por parte do sujeito observado, em torno dos fatores que justificam as pretensões como futuros docentes de matemática. E de acordo com o que foi feito, observamos alguns tipos de metodologias adotadas por professores, como elas influenciaram de forma positiva e negativa na vida dos recém licenciados, e também pudemos observar, o que poderia descrever um bom professor, na visão dos respondentes da pesquisa.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática docente.pt_BR
dc.subjectEnsino de matemática.pt_BR
dc.subjectTendências de ensino.pt_BR
dc.subjectDevir.pt_BR
dc.titleUma análise acerca de diferentes práticas educacionais e suas influências na vida dos recém graduados na licenciatura em matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4266001137621986pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxBased on the concern surrounding the pretensions of recent graduates as future mathematics teachers, and the influences coming from teaching practices, the research began with the question: What are the inspirations and demotivations caused by educational practices throughout school life and school academic life? Seeking in this research to show the influences of educational practices leading to a choice for a degree in mathematics, and thus, how the newly graduated teacher intends to perform the teaching practice. The work is developed through some philosophical and behavioral thoughts, within mathematics education, analyzing some teaching methodologies, among them associating with the use of trends in mathematics teaching, thus seeking to meet the presented objectives. The research was carried out with 11 recent graduates of the Mathematics Licentiate course at a university in the at a university in the countryside of Pernambuco, who have already gone through experiences in the classroom that were not just as students. The research instrument used was an online questionnaire, containing 12 questions, leading the observed subject to a reflection on the factors that justify their pretensions as future mathematics teachers. And according to what was done, we observed some types of methodologies adopted by teachers, how they positively and negatively influenced the lives of recent graduates, and we were also able to observe what could describe a good teacher, in the view of respondents from search.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATANAEL LINO FILHO - TCC.pdf557,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons