Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42601

Compartilhe esta página

Título: Gênero e matemática: a representação social dos/as licenciandos/as do CAA/UFPE sobre os docentes de matemática.
Autor(es): MELO, Fernanda Luiza Alves de
Palavras-chave: Identidade de gênero; Estudantes de matemática; Professores de matemática
Data do documento: 18-Jul-2018
Citação: MELO, Fernanda Luiza Alves de. Gênero e matemática: a representação social dos/as licenciandos/as do CAA/UFPE sobre os docentes de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar as representações sociais dos licenciandos e licenciandas do Curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre seus professores e professoras no Ensino Superior. Dois conceitos nortearam o nosso trabalho. O primeiro é o conceito de Gênero, compreendido como uma construção sociocultural e relacional das relações entre os indivíduos homens e mulheres. O segundo é o da teoria das Representações Sociais, apreendido como “teorias do senso comum” que são configuradas pelos indivíduos através da interação social, compondo, concepções de pensamentos, ideias e condutas e as práticas sociais, no nosso caso as práticas profissionais. A partir desses dois marcos teóricos, e integrando os procedimentos metodológicos da livre-associação de palavras e a entrevista semiestruturada realizadas com um total de 42 discentes do curso de Matemática, da UFPE, do campus Acadêmico do Agreste. A análise das verbalizações permitiu confirmar a docência de matemática como uma profissão associada aos homens por os mesmos apresentarem uma maior racionalidade diante desse campo de produção. Portanto, ancorando a docência de matemática ao campo de conhecimento científico, racional, e profissional já instituído sobre o gênero masculino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42601
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Fernanda Luiza Alves de.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons