Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42601

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorMELO, Fernanda Luiza Alves de-
dc.date.accessioned2022-01-28T20:34:53Z-
dc.date.available2022-01-28T20:34:53Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-01-27-
dc.identifier.citationMELO, Fernanda Luiza Alves de. Gênero e matemática: a representação social dos/as licenciandos/as do CAA/UFPE sobre os docentes de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42601-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar as representações sociais dos licenciandos e licenciandas do Curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre seus professores e professoras no Ensino Superior. Dois conceitos nortearam o nosso trabalho. O primeiro é o conceito de Gênero, compreendido como uma construção sociocultural e relacional das relações entre os indivíduos homens e mulheres. O segundo é o da teoria das Representações Sociais, apreendido como “teorias do senso comum” que são configuradas pelos indivíduos através da interação social, compondo, concepções de pensamentos, ideias e condutas e as práticas sociais, no nosso caso as práticas profissionais. A partir desses dois marcos teóricos, e integrando os procedimentos metodológicos da livre-associação de palavras e a entrevista semiestruturada realizadas com um total de 42 discentes do curso de Matemática, da UFPE, do campus Acadêmico do Agreste. A análise das verbalizações permitiu confirmar a docência de matemática como uma profissão associada aos homens por os mesmos apresentarem uma maior racionalidade diante desse campo de produção. Portanto, ancorando a docência de matemática ao campo de conhecimento científico, racional, e profissional já instituído sobre o gênero masculino.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEstudantes de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.titleGênero e matemática: a representação social dos/as licenciandos/as do CAA/UFPE sobre os docentes de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5743187481077110pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to identify the social representations of the graduates of the undergraduate degree in mathematics, the Academic Center of the Agreste (ACA), the Federal University of Pernambuco (UFPE) on its teachers and Teachers in higher education. Two concepts guided our work. The first is the concept of gender, understood as a social-cultural and relational construction of the relationships between individuals men and women. The second is the theory of social representations, seized as "theories of common sense" that are configured by individuals through social interaction, composing, conceptions of thoughts, ideas and conducts and social practices, in our case the practices Professionals. From these two theoretical landmarks, and integrating the methodological procedures of the free-association of words and the half-structured interview performed with a total of 42 students from UFPE‟s mathematics course, Agreste‟s academic campus. The analysis of the verbalization allowed to confirm the teaching of mathematics as a profession associated with men because they present a greater rationality in the field of production. Therefore, anchoring the teaching of mathematics to the field of scientific, rational, and professional knowledge already instituted on the male gender.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Fernanda Luiza Alves de.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons