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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42601
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | MELO, Fernanda Luiza Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T20:34:53Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T20:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-27 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Fernanda Luiza Alves de. Gênero e matemática: a representação social dos/as licenciandos/as do CAA/UFPE sobre os docentes de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42601 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar as representações sociais dos licenciandos e licenciandas do Curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre seus professores e professoras no Ensino Superior. Dois conceitos nortearam o nosso trabalho. O primeiro é o conceito de Gênero, compreendido como uma construção sociocultural e relacional das relações entre os indivíduos homens e mulheres. O segundo é o da teoria das Representações Sociais, apreendido como “teorias do senso comum” que são configuradas pelos indivíduos através da interação social, compondo, concepções de pensamentos, ideias e condutas e as práticas sociais, no nosso caso as práticas profissionais. A partir desses dois marcos teóricos, e integrando os procedimentos metodológicos da livre-associação de palavras e a entrevista semiestruturada realizadas com um total de 42 discentes do curso de Matemática, da UFPE, do campus Acadêmico do Agreste. A análise das verbalizações permitiu confirmar a docência de matemática como uma profissão associada aos homens por os mesmos apresentarem uma maior racionalidade diante desse campo de produção. Portanto, ancorando a docência de matemática ao campo de conhecimento científico, racional, e profissional já instituído sobre o gênero masculino. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | Gênero e matemática: a representação social dos/as licenciandos/as do CAA/UFPE sobre os docentes de matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5743187481077110 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to identify the social representations of the graduates of the undergraduate degree in mathematics, the Academic Center of the Agreste (ACA), the Federal University of Pernambuco (UFPE) on its teachers and Teachers in higher education. Two concepts guided our work. The first is the concept of gender, understood as a social-cultural and relational construction of the relationships between individuals men and women. The second is the theory of social representations, seized as "theories of common sense" that are configured by individuals through social interaction, composing, conceptions of thoughts, ideas and conducts and social practices, in our case the practices Professionals. From these two theoretical landmarks, and integrating the methodological procedures of the free-association of words and the half-structured interview performed with a total of 42 students from UFPE‟s mathematics course, Agreste‟s academic campus. The analysis of the verbalization allowed to confirm the teaching of mathematics as a profession associated with men because they present a greater rationality in the field of production. Therefore, anchoring the teaching of mathematics to the field of scientific, rational, and professional knowledge already instituted on the male gender. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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