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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42588
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Título: | Perfil dos cursos de Educação física num contexto histórico de afirmação do Sistema Único de Saúde |
Autor(es): | LIMA, Fernando de |
Palavras-chave: | Educação física – estudo e ensino; Sistema Único de Saúde - SUS.; Profissionais de Saúde |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Abstract: | A pauta sobre a formação do profissional em saúde sempre esteve presente nas discussões institucionais e das lutas sociais. Diante disso, é necessário um resgate histórico da construção do sistema de saúde no Brasil, até a atualidade com o Sistema Único de Saúde (SUS), assim como uma contextualização histórica da Educação Física e o debate da reformulação curricular destes cursos para o SUS. O objetivo deste trabalho foi analisar os projetos pedagógicos dos cursos de bacharelado em Educação Física (EF) das Universidades Federais brasileiras identificando conteúdos e componentes curriculares e o perfil de formação dos cursos. Trata-se de uma análise documental de caráter descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa fazendo uma triangulação dos dados e revelar como se encontra o perfil da formação do curso de EF das Universidades Federais e se atende a dinâmica de atuação no SUS. Os resultados mostraram uma incipiência na formação para a atuação no SUS, com a predominância do paradigma biomédico do exercício/atividade física e disputa de espaço com áreas hegemônicas, em que o referencial teórico-metodológico segue a lógica do mercado privado dos esportes e fitness. Além disso reforça a concepção do modelo assistencial Flexneriano e o paradigma cartesiano de fragmentação do todo para uma análise objetiva das partes, com o isolamento dos componentes curriculares e separação dos assuntos e disciplinas, com uma visão de saúde atrelada a dados estatísticos, focando na especialização, reduzindo o fenômeno a uma relação biologicista pontual centrada na doença, na unicausalidade, na cura e procedimentos. O perfil de formação do bacharel em EF das Universidades Federais brasileiras encontra-se dissonante com o sistema público de saúde brasileiro e com uma formação centrada no modelo biologicista, unicausal, fitness e esportivista em detrimento de um perfil mais abrangente em que a Saúde Coletiva e as Políticas Públicas sejam valorizadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42588 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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