Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42588
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Wládia Silva de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Fernando de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T17:34:11Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T17:34:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42588 | - |
dc.description.abstract | A pauta sobre a formação do profissional em saúde sempre esteve presente nas discussões institucionais e das lutas sociais. Diante disso, é necessário um resgate histórico da construção do sistema de saúde no Brasil, até a atualidade com o Sistema Único de Saúde (SUS), assim como uma contextualização histórica da Educação Física e o debate da reformulação curricular destes cursos para o SUS. O objetivo deste trabalho foi analisar os projetos pedagógicos dos cursos de bacharelado em Educação Física (EF) das Universidades Federais brasileiras identificando conteúdos e componentes curriculares e o perfil de formação dos cursos. Trata-se de uma análise documental de caráter descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa fazendo uma triangulação dos dados e revelar como se encontra o perfil da formação do curso de EF das Universidades Federais e se atende a dinâmica de atuação no SUS. Os resultados mostraram uma incipiência na formação para a atuação no SUS, com a predominância do paradigma biomédico do exercício/atividade física e disputa de espaço com áreas hegemônicas, em que o referencial teórico-metodológico segue a lógica do mercado privado dos esportes e fitness. Além disso reforça a concepção do modelo assistencial Flexneriano e o paradigma cartesiano de fragmentação do todo para uma análise objetiva das partes, com o isolamento dos componentes curriculares e separação dos assuntos e disciplinas, com uma visão de saúde atrelada a dados estatísticos, focando na especialização, reduzindo o fenômeno a uma relação biologicista pontual centrada na doença, na unicausalidade, na cura e procedimentos. O perfil de formação do bacharel em EF das Universidades Federais brasileiras encontra-se dissonante com o sistema público de saúde brasileiro e com uma formação centrada no modelo biologicista, unicausal, fitness e esportivista em detrimento de um perfil mais abrangente em que a Saúde Coletiva e as Políticas Públicas sejam valorizadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 57 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde - SUS. | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de Saúde | pt_BR |
dc.title | Perfil dos cursos de Educação física num contexto histórico de afirmação do Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUARDA, Flávio Renato Barros da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1773389277722218 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4531373D6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The stave on the training of health professionals has always been present in institutional discussions and social struggles. Given this, it is necessary a historical rescue of the construction of the health system in Brazil, until nowadays with the Unified Health System (SUS), as well as a historical contextualization of Physical Education and the debate of the curricular reformulation of these courses for the SUS. The objective of this work was to analyze the pedagogical projects of the Physical Education (PE) baccalaureate courses of the Brazilian Federal Universities identifying contents and curriculum components and the formation profile of the courses. This is a descriptive documentary analysis with quantitative and qualitative approaches making a triangulation of data and revealing how is the profile of the formation of the PE course of Federal Universities and meets the dynamics of action in SUS. The results showed an incipience in the formation to act in SUS, with the predominance of the biomedical paradigm of exercise / physical activity and space dispute with hegemonic areas, in which the theoretical-methodological framework follows the logic of the private sports and fitness market. It also reinforces the conception of the Flexnerian care model and the Cartesian paradigm of fragmentation of the whole for an objective analysis of the parts, with the isolation of the curricular components and the separation of subjects and disciplines, with a view of health linked to statistical data, focusing on specialization. , reducing the phenomenon to a punctual biologicist relationship centered on disease, unicausality, cure and procedures. The profile of the bachelor's degree in PE of the Brazilian Federal Universities is in disagreement with the Brazilian public health system and with a training centered on the biologicist, unicausal, fitness and sportsman model to the detriment of a broader profile in which Collective Health and Public Policies are valued. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742381Z1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, F. TCC.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons