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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42561
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Title: | Educação física e escolas de referência em ensino médio de Pernambuco: um estudo a partir dos textos legais |
Authors: | OLIVEIRA, Ricardo Ribeiro de |
Keywords: | Educação física para adolescentes; Ensino médio |
Issue Date: | 2-Dec-2019 |
Abstract: | A Educação Integral junto com a política de tempo integral vêm sendo implementada a nível nacional, esse tipo de política vem perpassando durante vários governos e em alguns casos foram criadas políticas a nível regional, um caso é o de Pernambuco. A Educação Física, como disciplina que compõe o componente curricular, entra nesse contexto de ampliação da jornada escolar. Para reforçar este pensamento existem as Leis. Estas tornam públicos os direitos assegurados às pessoas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com análise de documentos que faz referência à ampliação, alguns desses foram estudados, a fim de verificar se o mesmo fazia alguma menção a inovações para além das habituais aulas da disciplina. A mesma se deu em dois momentos, o primeiro um levantamento sobre os documentos legais que tinham alusão a ampliação de carga horaria no âmbito nacional e regional, e o outro, em forma de análise dos documentos que criam a Política de Educação Integral (PEI) em Pernambuco, e onde se encontrava a Educação Física dentro dessa nova política, para isso foi feito uma comparação entre uma escola regular e uma de referência, as duas de Ensino Médio, na cidade de Limoeiro, com essa análise podemos ampliar esse entendimento para a maioria das escolas da rede de ensino, por se tratar de uma política estadual. Como abordagem metodológica foi usada à pesquisa documental apoiada em Gil (2002) e como estratégia para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultado verificou-se que a ampliação da carga horaria, é focada em disciplinas na área de conhecimento, Ciências da Natureza, e as disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática. Também se verificou que em relação à organização curricular o PEI não traz nenhuma inovação ou prática pedagógica inovadora para o que concernem as disciplinas como Educação Física. Com isto, se percebe que muito ainda há de ser feito para que a Educação Física torne-se uma disciplina reconhecida dentro do currículo das escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42561 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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