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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42561

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ricardo Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-01-26T17:34:08Z-
dc.date.available2022-01-26T17:34:08Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42561-
dc.description.abstractA Educação Integral junto com a política de tempo integral vêm sendo implementada a nível nacional, esse tipo de política vem perpassando durante vários governos e em alguns casos foram criadas políticas a nível regional, um caso é o de Pernambuco. A Educação Física, como disciplina que compõe o componente curricular, entra nesse contexto de ampliação da jornada escolar. Para reforçar este pensamento existem as Leis. Estas tornam públicos os direitos assegurados às pessoas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com análise de documentos que faz referência à ampliação, alguns desses foram estudados, a fim de verificar se o mesmo fazia alguma menção a inovações para além das habituais aulas da disciplina. A mesma se deu em dois momentos, o primeiro um levantamento sobre os documentos legais que tinham alusão a ampliação de carga horaria no âmbito nacional e regional, e o outro, em forma de análise dos documentos que criam a Política de Educação Integral (PEI) em Pernambuco, e onde se encontrava a Educação Física dentro dessa nova política, para isso foi feito uma comparação entre uma escola regular e uma de referência, as duas de Ensino Médio, na cidade de Limoeiro, com essa análise podemos ampliar esse entendimento para a maioria das escolas da rede de ensino, por se tratar de uma política estadual. Como abordagem metodológica foi usada à pesquisa documental apoiada em Gil (2002) e como estratégia para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultado verificou-se que a ampliação da carga horaria, é focada em disciplinas na área de conhecimento, Ciências da Natureza, e as disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática. Também se verificou que em relação à organização curricular o PEI não traz nenhuma inovação ou prática pedagógica inovadora para o que concernem as disciplinas como Educação Física. Com isto, se percebe que muito ainda há de ser feito para que a Educação Física torne-se uma disciplina reconhecida dentro do currículo das escolas.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEducação física e escolas de referência em ensino médio de Pernambuco: um estudo a partir dos textos legaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6477944091372786pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
dc.description.abstractxIntegral Education along with full-time policy have been implemented at national level, this type of policy has been pervading for several governments and in some cases policies have been created at regional level, one is Pernambuco. Physical Education, as a discipline that makes up the curricular component, enters this context of broadening the school day. To reinforce this thinking there are the Laws. These make public the rights granted to people. Therefore, a research with document analysis was made that refers to the expansion, some of them were studied in order to verify if it made any mention of innovations beyond the usual classes of the discipline. The same happened in two moments, the first one a survey about the legal documents that alluded to the expansion of the workload at the national and regional levels, and the other, in the form of analysis of the documents that create the Integral Education Policy (PEI). in Pernambuco, and where Physical Education was within this new policy, a comparison was made between a regular and a reference school, both high schools, in the city of Limoeiro, with this analysis we can broaden this understanding to most schools in the school system, as it is a state policy. As methodological approach was used the documentary research supported by Gil (2002) and as strategy for treatment of the data the Bardin Content Analysis (2011). As a result it was found that the expansion of the workload is focused on subjects in the area of knowledge, Natural Sciences, and the subjects, Portuguese Language and Mathematics. It was also found that in relation to the curricular organization the PEI does not bring any innovation or innovative pedagogical practice to what concerns subjects such as Physical Education. With this, it is clear that much remains to be done for Physical Education to become a recognized discipline within the curriculum of schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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