Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42556

Compartilhe esta página

Título: Análise de um recurso didático para o ensino e aprendizagem do conceito de função por meio das ferramentas teóricas do enfoque ontossemiótico.
Autor(es): FARIAS, Cibelle Taís da Silva
Palavras-chave: Funções (Matemática); Material didático; Aprendizagem; Didática
Data do documento: 19-Dez-2018
Citação: FARIAS, Cibelle Taís da Silva. Análise de um recurso didático para o ensino e aprendizagem do conceito de função por meio das ferramentas teóricas do enfoque ontossemiótico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A Matemática continua sendo intitulada como uma matéria para poucos. Professores e alunos classificam como uma área complexa e difícil, um dos assuntos considerado de mais difícil compreensão é a Função. Sendo assim, realizamos pesquisas sobre o ensino e aprendizagem do conceito de Função. Escolhemos montar um recurso didático abordando a história do conceito de Função, com base na teoria da Gênese Instrumental de Rabardel (1995). Partindo disso o trabalho buscou investigar se o recurso didático é uma ferramenta satisfatória para a aprendizagem da história do conceito de Funções. Analisamos o recurso didático a partir do Critério de Idoneidade abordado por Godino e colaboradores (2008) na teoria do Enfoque Ontossemiótico (EOS), o mesmo é apresentado em seis facetas (Epistêmica, Cognitiva, Interacional, Mediacional, Emocional e Ecológica). Essa ferramenta se mostrou eficaz para análise e que é possível pensar neste recurso didático para o ensino de Matemática. Além de ser uma ferramenta que serve de orientação tanto para a avaliação de processos de ensino e aprendizagem, como também para práticas matemáticas, instituição, ação compartilhada e materiais. Concluímos que o recurso didático se caracteriza como um recurso idôneo, adequado para ensino e aprendizagem de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42556
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARIAS, Cibelle Taís da Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons