Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42556

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorFARIAS, Cibelle Taís da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-25T19:41:48Z-
dc.date.available2022-01-25T19:41:48Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2022-01-25-
dc.identifier.citationFARIAS, Cibelle Taís da Silva. Análise de um recurso didático para o ensino e aprendizagem do conceito de função por meio das ferramentas teóricas do enfoque ontossemiótico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42556-
dc.description.abstractA Matemática continua sendo intitulada como uma matéria para poucos. Professores e alunos classificam como uma área complexa e difícil, um dos assuntos considerado de mais difícil compreensão é a Função. Sendo assim, realizamos pesquisas sobre o ensino e aprendizagem do conceito de Função. Escolhemos montar um recurso didático abordando a história do conceito de Função, com base na teoria da Gênese Instrumental de Rabardel (1995). Partindo disso o trabalho buscou investigar se o recurso didático é uma ferramenta satisfatória para a aprendizagem da história do conceito de Funções. Analisamos o recurso didático a partir do Critério de Idoneidade abordado por Godino e colaboradores (2008) na teoria do Enfoque Ontossemiótico (EOS), o mesmo é apresentado em seis facetas (Epistêmica, Cognitiva, Interacional, Mediacional, Emocional e Ecológica). Essa ferramenta se mostrou eficaz para análise e que é possível pensar neste recurso didático para o ensino de Matemática. Além de ser uma ferramenta que serve de orientação tanto para a avaliação de processos de ensino e aprendizagem, como também para práticas matemáticas, instituição, ação compartilhada e materiais. Concluímos que o recurso didático se caracteriza como um recurso idôneo, adequado para ensino e aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleAnálise de um recurso didático para o ensino e aprendizagem do conceito de função por meio das ferramentas teóricas do enfoque ontossemiótico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4748609167444965pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxMathematics continues to be titled as a subject for some. Teachers and students classify as a complex and difficult area, one of the subjects considered most difficult to understand is function. Thus, we carry out research on teaching and learning the concept of function. Choosing a didactic resource with a history of the concept of function, based on the theory of the Instrumental Genesis of Rabardel (1995). From this, the work sought to investigate the didactic resource as a satisfactory tool for learning the history of the concept of functions. We analyze the didactic resource based on the Appropriateness Criterion addressed by Godine and the collaborators (2008) in the Ontosemiotic Approach (EOS) theory, it presents in six facets (Epistemic, Cognitive, Interational, Mediational, Emotional and Ecological). This tool has become effective for analysis and can be used as a didactic resource for teaching math. In addition, it is a tool that serves both the evaluation of teaching and learning processes, as well as the achievement of mathematical subjects, contribution, shared action and materials. We conclude that the didactic resource is characterized as a suitable resource, suitable for teaching and learning Mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARIAS, Cibelle Taís da Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons