Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42550

Share on

Title: Materiais pedagógicos acessíveis para o ensino de Matemática a alunos autistas: uma revisão bibliográfica.
Authors: LIRA, Larissa Cristina da Silva
Keywords: Autismo.; Materiais Pedagógicos.; Ensino de Matemática.; Educação Inclusiva.
Issue Date: 20-Dec-2021
Citation: LIRA,Larissa Cristina da Silva. Materiais Pedagógicos Acessíveis Para O Ensino De Matemática a Alunos Autistas: uma revisão bibliográfica.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2021.
Abstract: O tema autismo vem ganhando relevância em diversos âmbitos, inclusive no educacional, assim quando nos voltamos ao ensino de alunos autistas, se faz necessário desenvolver novas práticas e utilizar instrumentos específicos, que possam garantir que a relação de ensino e aprendizagem seja satisfatória. Esse cenário nos provocou a inquietação da pesquisa em buscar saber quais as contribuições, os materiais pedagógicos acessíveis, voltados ao ensino de matemática, podem trazer para alunos autistas. Dentro da disciplina de Matemática não é diferente, novos desafios surgem e precisam ser estudados, para garantir que os conteúdos já considerados complicados para alunos do ensino regular, possam ser compreendidos por alunos autistas, que apresentam certas dificuldades de interação com os professores e com o próprio conteúdo. A partir disso, o presente estudo traz uma revisão bibliográfica, a respeito de como os materiais pedagógicos voltados ao ensino de autistas dentro da área de matemática, vem sendo abordados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para isto utilizamos os anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) e Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), num intervalo de 5 anos (2015 a 2019). Com as análises, foi possível perceber que existem possibilidades do ensino da matemática realizar suas atividades a partir de uma perspectiva inclusiva a medida que conhece melhor a relação entre o uso desses materiais e as especificidades da pessoa autista, os trabalhos nos revelaram ainda que o tema está sendo desenvolvido dentro do âmbito da pesquisa acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42550
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho de conclusão de curso - Larissa - versão biblioteca ok_completo.pdf5,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons