Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42550

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorLIRA, Larissa Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-25T17:19:48Z-
dc.date.available2022-01-25T17:19:48Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.citationLIRA,Larissa Cristina da Silva. Materiais Pedagógicos Acessíveis Para O Ensino De Matemática a Alunos Autistas: uma revisão bibliográfica.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42550-
dc.description.abstractO tema autismo vem ganhando relevância em diversos âmbitos, inclusive no educacional, assim quando nos voltamos ao ensino de alunos autistas, se faz necessário desenvolver novas práticas e utilizar instrumentos específicos, que possam garantir que a relação de ensino e aprendizagem seja satisfatória. Esse cenário nos provocou a inquietação da pesquisa em buscar saber quais as contribuições, os materiais pedagógicos acessíveis, voltados ao ensino de matemática, podem trazer para alunos autistas. Dentro da disciplina de Matemática não é diferente, novos desafios surgem e precisam ser estudados, para garantir que os conteúdos já considerados complicados para alunos do ensino regular, possam ser compreendidos por alunos autistas, que apresentam certas dificuldades de interação com os professores e com o próprio conteúdo. A partir disso, o presente estudo traz uma revisão bibliográfica, a respeito de como os materiais pedagógicos voltados ao ensino de autistas dentro da área de matemática, vem sendo abordados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para isto utilizamos os anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) e Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), num intervalo de 5 anos (2015 a 2019). Com as análises, foi possível perceber que existem possibilidades do ensino da matemática realizar suas atividades a partir de uma perspectiva inclusiva a medida que conhece melhor a relação entre o uso desses materiais e as especificidades da pessoa autista, os trabalhos nos revelaram ainda que o tema está sendo desenvolvido dentro do âmbito da pesquisa acadêmica.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismo.pt_BR
dc.subjectMateriais Pedagógicos.pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva.pt_BR
dc.titleMateriais pedagógicos acessíveis para o ensino de Matemática a alunos autistas: uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThe autism theme has been gaining relevance in several areas, including educational, so when we turn to teaching autistic students, it is necessary to develop new practices and use specific instruments that can ensure that the teaching and learning relationship is satisfactory. This scenario provoked the concern of the research in seeking to know what contributions, accessible teaching materials, aimed at teaching mathematics, can bring to autistic students. Within the subject of Mathematics it is no different, new challenges arise and need to be studied, to ensure that content already considered complicated for regular education students can be understood by autistic students, who have certain difficulties in interacting with teachers and with the content itself. From this, this study brings a bibliographical review, regarding how the pedagogical materials aimed at teaching autistic people in the area of mathematics, have been addressed in national and international scientific events. For this, we used the annals of the National Congress of Education (CONEDU), International Congress of Inclusive Education (CINTEDI) and National Meeting of Mathematics Education (ENEM), in a 5-year interval (2015 to 2019). With the analyses, it was possible to see that there are possibilities for the teaching of mathematics to carry out its activities from an inclusive perspective, as it better understands the relationship between the use of these materials and the specifics of the autistic person, the works also revealed that the theme is being developed within the scope of academic research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho de conclusão de curso - Larissa - versão biblioteca ok_completo.pdf5,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons