Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42532
Comparte esta pagina
Título : | As práticas e metodologias pedagógicas do ensino da matemática no cotidiano aos alunos do ensino médio. |
Autor : | SOARES, Marcos Vinícius Tavares |
Palabras clave : | Matemática; Aprendizagem; Práticas pedagógicas; ENEM; SBEM |
Fecha de publicación : | 29-nov-2021 |
Citación : | SOARES, Marcos Vinícius Tavares. As práticas e metodologias pedagógicas do ensino da matemática no cotidiano aos alunos do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Ao concluir o ensino médio, é exigido que os alunos tenham consolidado os conhecimentos necessários aplicados ao longo da formação escolar, relacionando a matemática à sua formação cidadã e profissional. Para isso, é fundamental que o seu ensino esteja ligado ao cotidiano dos alunos, pois ela permite a aprendizagem em uma matemática visualizada no mundo real. Entretanto, quer seja pelas dificuldades de compreensão sobre a matemática, ou ainda, pela forma que essa disciplina é ensinada aos alunos, estudos como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), demonstram que estes estudantes não apresentam essa consolidação. Diante de tal realidade, o presente estudo buscou investigar, exemplos de práticas metodológicas pelo uso da matemática no cotidiano, voltadas aos alunos do ensino médio, que contribuam para a aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram consultados diversos trabalhos divulgados no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, realizados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, no período de 2013 a 2019. Os resultados da pesquisa apontaram cinco práticas pedagógicas que são: a contextualização de problemas, a etnomatemática, a interdisciplinaridade, a utilização de jogos e o uso dos recursos tecnológicos. Ao analisar sua aplicabilidade, conclui-se que tais práticas contribuem para a aprendizagem de matemática dos alunos do ensino médio, além de proporcionar outros benefícios, como maior interação e socialização entre os alunos, ampliação de conhecimentos, maior criatividade, participação e motivação. Espera-se que o estudo possa contribuir sobre a necessidade de que professores repensem suas práticas de ensino, considerando estratégias diferenciadas de ensino, que podem proporcionar inúmeros benefícios aos alunos e uma aprendizagem da matemática, mais efetiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42532 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO.pdf | 781,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons