Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42532

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSOARES, Marcos Vinícius Tavares-
dc.date.accessioned2022-01-24T13:13:36Z-
dc.date.available2022-01-24T13:13:36Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.date.submitted2022-01-21-
dc.identifier.citationSOARES, Marcos Vinícius Tavares. As práticas e metodologias pedagógicas do ensino da matemática no cotidiano aos alunos do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42532-
dc.description.abstractAo concluir o ensino médio, é exigido que os alunos tenham consolidado os conhecimentos necessários aplicados ao longo da formação escolar, relacionando a matemática à sua formação cidadã e profissional. Para isso, é fundamental que o seu ensino esteja ligado ao cotidiano dos alunos, pois ela permite a aprendizagem em uma matemática visualizada no mundo real. Entretanto, quer seja pelas dificuldades de compreensão sobre a matemática, ou ainda, pela forma que essa disciplina é ensinada aos alunos, estudos como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), demonstram que estes estudantes não apresentam essa consolidação. Diante de tal realidade, o presente estudo buscou investigar, exemplos de práticas metodológicas pelo uso da matemática no cotidiano, voltadas aos alunos do ensino médio, que contribuam para a aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram consultados diversos trabalhos divulgados no Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, realizados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, no período de 2013 a 2019. Os resultados da pesquisa apontaram cinco práticas pedagógicas que são: a contextualização de problemas, a etnomatemática, a interdisciplinaridade, a utilização de jogos e o uso dos recursos tecnológicos. Ao analisar sua aplicabilidade, conclui-se que tais práticas contribuem para a aprendizagem de matemática dos alunos do ensino médio, além de proporcionar outros benefícios, como maior interação e socialização entre os alunos, ampliação de conhecimentos, maior criatividade, participação e motivação. Espera-se que o estudo possa contribuir sobre a necessidade de que professores repensem suas práticas de ensino, considerando estratégias diferenciadas de ensino, que podem proporcionar inúmeros benefícios aos alunos e uma aprendizagem da matemática, mais efetiva.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectSBEMpt_BR
dc.titleAs práticas e metodologias pedagógicas do ensino da matemática no cotidiano aos alunos do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3134264323254046pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxAt the end of high school, it's mandatory that all students have consolidated the necessary knowledge applied along their scholar formation, relating math to its citizen and professional formation. For this, it is necessary that teaching is linked to the daily lives of students, because it allows the learning in math that can be visualized in the real world. Therefore, either for the difficulties of comprehension about math, or yet, for the way that this subject is taught to the students, studies like the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), demonstrate that these students don't present this consolidation. Facing this reality, the present study aims to investigate examples of methodological practices by the daily use of math, geared towards the high school students that contribute to the learning. Through a literature search, several works published at the National Math Education Meeting were consulted - ENEM, accomplished by the Brazilian Society of Math Education - SBEM, no período de 2013 a 2019. The results of the research pointed to five pedagogical practices that are: the contextualization of problems, the etnomathematic, the interdisciplinarity, the use of games and the use of technological resources. While analysing its applicability, we concluded that these practices contributed to the learning of math by high school students, besides providing other benefits, like better interaction and socialization between students, extension of knowledgements, bigger creativity, participation and motivation. It's expected that the study can contribute over the necessity that teachers rethink their teaching practices, considering different teaching strategies that can provide many benefits to students and a math learning, more effective.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO.pdf781,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons