Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42524

Compartilhe esta página

Título: O ensino de matemática para estudantes surdos em classes de ensino regular: ações e considerações dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado, Tradutores/Intérpretes e Professores de Matemática.
Autor(es): OLIVEIRA, Laura Victorya Rodrigues de
Palavras-chave: Estudante Surdo.; AEE.; Inclusão.; Ensino.; Aprendizagem.
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: OLIVEIRA, Laura Victorya Rodrigues de. O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS EM CLASSES DE ENSINO REGULAR: ações e considerações dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado, Tradutores/Intérpretes e Professores de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Entendendo a sala de aula inclusiva além da presença de estudantes surdos em salas regulares e como resultado do trabalho de diferentes profissionais assegurados por Lei, esta pesquisa tem como objetivo responder ao questionamento: Quais as ações e considerações dos Profissionais de Atendimento Educacional Especializado, Tradutores/ Intérpretes e Professores de Matemática frente ao processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos em classes de ensino regular?. O trabalho apresenta através de uma abordagem qualitativa a aplicação de três questionários com a participação de 10 profissionais, tendo como teorias bases os Saberes apresentados por Borges e Nogueira (2018) e a Legislação Brasileira que apresentam possibilidades e garantias para o ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Por meio desta pesquisa, identificamos que a ausência do profissional Tradutor/ Intérprete é um dos maiores desafios encontrados no processo de aprendizagem do estudante surdo, seguido pelas dificuldades ligadas a aquisição e compreensão das Línguas, falta de recursos pedagógicos e falta de capacitação específica. Compreendemos também que apesar das dificuldades relatadas, a parceria entre os profissionais envolvidos no processo de educação de estudantes surdos com o auxílio de diferentes metodologias possibilita o desenvolvimento das potencialidades no processo de aprendizagem. Concluímos, que esta pesquisa contribui para a compreensão do processo de inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares através do trabalho colaborativo e utilização de recursos visuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42524
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEPÓSITO LAURA OLIVEIRA -N.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons