Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42524

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Laura Victorya Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-01-21T19:02:59Z-
dc.date.available2022-01-21T19:02:59Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-01-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laura Victorya Rodrigues de. O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS EM CLASSES DE ENSINO REGULAR: ações e considerações dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado, Tradutores/Intérpretes e Professores de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42524-
dc.description.abstractEntendendo a sala de aula inclusiva além da presença de estudantes surdos em salas regulares e como resultado do trabalho de diferentes profissionais assegurados por Lei, esta pesquisa tem como objetivo responder ao questionamento: Quais as ações e considerações dos Profissionais de Atendimento Educacional Especializado, Tradutores/ Intérpretes e Professores de Matemática frente ao processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos em classes de ensino regular?. O trabalho apresenta através de uma abordagem qualitativa a aplicação de três questionários com a participação de 10 profissionais, tendo como teorias bases os Saberes apresentados por Borges e Nogueira (2018) e a Legislação Brasileira que apresentam possibilidades e garantias para o ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Por meio desta pesquisa, identificamos que a ausência do profissional Tradutor/ Intérprete é um dos maiores desafios encontrados no processo de aprendizagem do estudante surdo, seguido pelas dificuldades ligadas a aquisição e compreensão das Línguas, falta de recursos pedagógicos e falta de capacitação específica. Compreendemos também que apesar das dificuldades relatadas, a parceria entre os profissionais envolvidos no processo de educação de estudantes surdos com o auxílio de diferentes metodologias possibilita o desenvolvimento das potencialidades no processo de aprendizagem. Concluímos, que esta pesquisa contribui para a compreensão do processo de inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares através do trabalho colaborativo e utilização de recursos visuais.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudante Surdo.pt_BR
dc.subjectAEE.pt_BR
dc.subjectInclusão.pt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.titleO ensino de matemática para estudantes surdos em classes de ensino regular: ações e considerações dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado, Tradutores/Intérpretes e Professores de Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3303454579555952pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the inclusive classroom beyond the presence of deaf students in regular classrooms and as a result of the work of different professionals assured by law, this research aims to answer the question: What are the actions and considerations of Specialized Educational Care Professionals, Translators/Interpreters and Mathematics Teachers facing the teaching and learning process of deaf students in regular teaching classes?. The work presents through a qualitative approach the application of three questionnaires with the participation of 10 professionals, based theories are the knowledge presented by Borges and Nogueira (2018) and the Brazilian Legislation that present possibilities and guarantees for the teaching and learning of deaf students. Through this research, we identified that the absence of the professional Translator/Interpreter is one of the greatest challenges encountered in the learning process of the deaf student, followed by the difficulties related to the acquisition and understanding of the , lack of pedagogical resources and lack of specific training. We also understand that despite the difficulties reported, the partnership between professionals involved in the education process deaf students with the help of different methodologies enables the development of potential in the learning process. We conclude that this research contributes to the understanding of the process of inclusion of deaf students in regular classrooms through collaborative work and the use of visual resources.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DEPÓSITO LAURA OLIVEIRA -N.pdf1,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons