Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42508

Comparte esta pagina

Título : Introdução ao estudo exploratório acerca da cosmovisão científica da população do agreste pernambucano e os contributos alvitrados para o ensino de física.
Autor : NORONHA, Lincolly Thiago Santos
Palabras clave : Ciências; Cosmovisão Científica; Ensino; Filosofia; Física
Fecha de publicación : 2-dic-2021
Citación : NORONHA, Lincolly. Introdução ao estudo exploratório acerca da cosmovisão científica da população do agreste pernambucano e os contributos alvitrados para o ensino de física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : No cerne da pesquisa aqui desenvolvida, em suas entrelinhas e proposituras, encontra-se como azo para tanto o anseio de possibilitar horizontes mais amplos para produções e compreensões que contribuam a um ensino de ciências com características mais humanas. A fim de alcançar isto, é elencado como fator de importância a intelecção acerca da cosmovisão científica e seus elementos constituintes, presente em cada indivíduo e em suas construções mentais, e como tais influem no processo de ensino e aprendizagem. Apreensões mais gerais sobre este constructo existem no campo de estudo do pensamento, na filosofia, e foram bases fundamentais para a estruturação deste trabalho. Logo, para elaborar inferências suficientemente cooperantes ao ensino de ciências, tomou-se como referência obras e conhecimentos também das áreas da educação e da física. Entretanto, salienta-se que as resultâncias são também frutos diretos da metodologia exploratória da pesquisa, que permite a construção de um conjunto de informações valorosas, obtidas a partir de questionamentos objetivamente direcionados aos entrevistados, fornecendo um volume de dados posteriormente organizado, categorizado e analisado com base nos conclusos do referencial. Sabendo disto, e tendo consciência do quanto a educação é parte da vivência humana, de sua formação, é razoável considerar que não seria possível tratar de maneira dissociativa o ensino dos elementos de uma cosmovisão, caso assim se deseje produzir proposições educacionais mais humanizantes. Isso quer dizer que, refletir sobre práticas de desenvolvimento do ensino de ciências perpassa pela discussão e compreensão de como os elementos que constituem a cosmovisão científica podem e devem ser partícipes do processo de ensino-aprendizagem, fomentando uma pedagogia da autonomia, e respeitando as leituras de mundo para então propor construções mais lógicas e críticas. Fazendo-se valer disso, o trabalho em questão chega aos conclusos dos elementos constituintes da cosmovisão científica, por meio de métodos mistos em sua metodologia, que se apoiam em análise de coneúdo e gráficos de dados, fornecendo o suficiente para elaborar reflexões sobre o ensino de física.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42508
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons