Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42508
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés | - |
dc.contributor.author | NORONHA, Lincolly Thiago Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T18:40:25Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T18:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-20 | - |
dc.identifier.citation | NORONHA, Lincolly. Introdução ao estudo exploratório acerca da cosmovisão científica da população do agreste pernambucano e os contributos alvitrados para o ensino de física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42508 | - |
dc.description.abstract | No cerne da pesquisa aqui desenvolvida, em suas entrelinhas e proposituras, encontra-se como azo para tanto o anseio de possibilitar horizontes mais amplos para produções e compreensões que contribuam a um ensino de ciências com características mais humanas. A fim de alcançar isto, é elencado como fator de importância a intelecção acerca da cosmovisão científica e seus elementos constituintes, presente em cada indivíduo e em suas construções mentais, e como tais influem no processo de ensino e aprendizagem. Apreensões mais gerais sobre este constructo existem no campo de estudo do pensamento, na filosofia, e foram bases fundamentais para a estruturação deste trabalho. Logo, para elaborar inferências suficientemente cooperantes ao ensino de ciências, tomou-se como referência obras e conhecimentos também das áreas da educação e da física. Entretanto, salienta-se que as resultâncias são também frutos diretos da metodologia exploratória da pesquisa, que permite a construção de um conjunto de informações valorosas, obtidas a partir de questionamentos objetivamente direcionados aos entrevistados, fornecendo um volume de dados posteriormente organizado, categorizado e analisado com base nos conclusos do referencial. Sabendo disto, e tendo consciência do quanto a educação é parte da vivência humana, de sua formação, é razoável considerar que não seria possível tratar de maneira dissociativa o ensino dos elementos de uma cosmovisão, caso assim se deseje produzir proposições educacionais mais humanizantes. Isso quer dizer que, refletir sobre práticas de desenvolvimento do ensino de ciências perpassa pela discussão e compreensão de como os elementos que constituem a cosmovisão científica podem e devem ser partícipes do processo de ensino-aprendizagem, fomentando uma pedagogia da autonomia, e respeitando as leituras de mundo para então propor construções mais lógicas e críticas. Fazendo-se valer disso, o trabalho em questão chega aos conclusos dos elementos constituintes da cosmovisão científica, por meio de métodos mistos em sua metodologia, que se apoiam em análise de coneúdo e gráficos de dados, fornecendo o suficiente para elaborar reflexões sobre o ensino de física. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Cosmovisão Científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | Introdução ao estudo exploratório acerca da cosmovisão científica da população do agreste pernambucano e os contributos alvitrados para o ensino de física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7145187110355884 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.description.abstractx | At the center of the research developed out here, between the lines and propositions, there is the desire to enable broader horizons for productions and understandings that contribute to science teaching with more human characteristics. In order to achieve this, the intellection about the scientific worldview and its constituent elements, present in each individual and in their mental constructions, is listed as an important factor, and as such influence in the teaching and learning process. More general apprehensions about this construct exist in the field of thought study, as well in philosophy, and were the fundamental bases for structuring this work. Therefore, in order to elaborate sufficiently cooperative inferences to the teaching of science, reference should be made to works and knowledge also in the fields of education and physics. However, it is noteworthy that the results are also direct results of the exploratory research methodology, which allows the construction of a set of valuable information, obtained from questions objectively directed to the interviewees, taking a volume of data posteriorly organized, categorized and analyzed based on the conclusions of the framework. Knowing this and being aware of how much education is part of human experience, of its formation, it is reasonable to consider that it would not be possible to deal with the teaching and with the elements of a cosmovision in a dissociative way, especially if there is a desire to produce more humanizing educational propositions. So, that means, reflecting on the development practices of science teaching, permeates the discussion and understanding of how the elements that constitute the scientific cosmovision can and should be part in the teachinglearning process, fostering a pedagogy of autonomy, and respecting how different world readings exist, and then, propose more logical and critical propositions. Making use of this, the work in question reaches the conclusions of the constituent elements of the scientific worldview, through mixed methods in its methodology, which are based on content analysis and data graphics, providing enough to elaborate reflections on teaching of physics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons