Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42507

Compartilhe esta página

Título: O papel da rememoração na construção de significados em uma aula experimental de titulação ácido-base.
Autor(es): FRANCISCO, Alcione Maria
Palavras-chave: Ácido-Base; Aula experimental; Rememoração; Construção de significados
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: FRANCISCO, Alcione Maria. O papel da rememoração na construção de significados em uma aula experimental de titulação ácido-base. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Substâncias ácidas e básicas são utilizadas no cotidiano da humanidade ao longo dos anos para diversos fins, dessa forma acabou se tornando objeto de estudo para os cientistas, tornando-se um conteúdo a ser estudado em sala de aula, abordado nos livros didáticos pelas teorias modernas de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis, podendo ser trabalhado através de aulas experimentais que contribuam positivamente para a aprendizagem desses tipos de substâncias. Considerando a aprendizagem estar relacionada ao processo de rememoração, que consiste de acordo com Valsiner, em expor verbalmente ou através da escrita uma experiência vivenciada, procedimento esse denominado por ele de externalização, sendo um processo construtivo de significados que podem sofrer modificação ao ser lembrado. E essas modificações foram classificadas por Bartlett em: Transformação, Importação, Transferência e Elaboração. A aprendizagem pode ocorrer justamente quando o aluno consegue explicar com suas palavras o que foi abordado em aula, podendo esta aprendizagem ser mediada pela experimentação, quando bem trabalhada pelo professor, assumindo um papel importantíssimo nesse processo. Desta forma esta pesquisa se propôs através de uma aula experimental no formato remoto, devido ao período pandêmico enfrentado, analisar a construção de significados sobre o conteúdo ácido-base, envolvendo o processo de rememoração com estudantes do ensino superior do curso de Química Licenciatura, fazendo uso de uma metodologia descritiva, através de uma abordagem de cunho qualitativo de um estudo de caso, devido a pesquisa ser aprofundada em um objeto de investigação, utilizando-se de questionários e socialização, para obtenção dos dados. Através dos resultados obtidos foi possível analisar que grande parte dos alunos apresentaram um conhecimento prévio do conteúdo que ia de encontro ao conhecimento cientifico. Podendo ser observado pelas falas dos alunos, após a aula experimental, que houve uma mediação do experimento nas respostas dadas pelos estudantes, por estas serem mais objetivas e direcionadas ao conteúdo, enquanto que construção de significados sobre o conteúdo discutido, relacionado a rememoração, foi observado pelo fato dos participantes externalizarem seus conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42507
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ALCIONE MARIA FRANCISCO-QUÍMICA-Versão final.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons