Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42507
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | FRANCISCO, Alcione Maria | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T18:17:04Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T18:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-18 | - |
dc.identifier.citation | FRANCISCO, Alcione Maria. O papel da rememoração na construção de significados em uma aula experimental de titulação ácido-base. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42507 | - |
dc.description.abstract | Substâncias ácidas e básicas são utilizadas no cotidiano da humanidade ao longo dos anos para diversos fins, dessa forma acabou se tornando objeto de estudo para os cientistas, tornando-se um conteúdo a ser estudado em sala de aula, abordado nos livros didáticos pelas teorias modernas de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis, podendo ser trabalhado através de aulas experimentais que contribuam positivamente para a aprendizagem desses tipos de substâncias. Considerando a aprendizagem estar relacionada ao processo de rememoração, que consiste de acordo com Valsiner, em expor verbalmente ou através da escrita uma experiência vivenciada, procedimento esse denominado por ele de externalização, sendo um processo construtivo de significados que podem sofrer modificação ao ser lembrado. E essas modificações foram classificadas por Bartlett em: Transformação, Importação, Transferência e Elaboração. A aprendizagem pode ocorrer justamente quando o aluno consegue explicar com suas palavras o que foi abordado em aula, podendo esta aprendizagem ser mediada pela experimentação, quando bem trabalhada pelo professor, assumindo um papel importantíssimo nesse processo. Desta forma esta pesquisa se propôs através de uma aula experimental no formato remoto, devido ao período pandêmico enfrentado, analisar a construção de significados sobre o conteúdo ácido-base, envolvendo o processo de rememoração com estudantes do ensino superior do curso de Química Licenciatura, fazendo uso de uma metodologia descritiva, através de uma abordagem de cunho qualitativo de um estudo de caso, devido a pesquisa ser aprofundada em um objeto de investigação, utilizando-se de questionários e socialização, para obtenção dos dados. Através dos resultados obtidos foi possível analisar que grande parte dos alunos apresentaram um conhecimento prévio do conteúdo que ia de encontro ao conhecimento cientifico. Podendo ser observado pelas falas dos alunos, após a aula experimental, que houve uma mediação do experimento nas respostas dadas pelos estudantes, por estas serem mais objetivas e direcionadas ao conteúdo, enquanto que construção de significados sobre o conteúdo discutido, relacionado a rememoração, foi observado pelo fato dos participantes externalizarem seus conhecimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ácido-Base | pt_BR |
dc.subject | Aula experimental | pt_BR |
dc.subject | Rememoração | pt_BR |
dc.subject | Construção de significados | pt_BR |
dc.title | O papel da rememoração na construção de significados em uma aula experimental de titulação ácido-base. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Acidic and basic substances are used in the daily life of humanity over the years for various purposes, thus it ended up becoming an object of study for scientists, becoming a content to be studied in the classroom, covered in textbooks by modern theories by Arrhenius, Bronsted-Lowry and Lewis, and can be worked through experimental classes that contribute positively to the learning of these types of substances. Considering that learning is related to the process of recall, which, according to Valsiner, consists of exposing verbally or through writing a lived experience, a procedure he calls externalization, being a constructive process of meanings that can change when remembered, these changes were classified by Bartlett as: Transformation, Import, Transfer and Elaboration. Learning occurs precisely when the student is able to explain with their words what was covered in class, and this learning can be mediated by experimentation, when well worked by the teacher, playing a very important role in this process. Thus, this research proposed through an experimental class in the remote format, due to the pandemic period faced, to analyze the construction of meanings on the acid-base content, involving the process of recall in higher education students from the Chemistry Degree course, making use of a descriptive methodology, through a qualitative approach of a case study, due to the research being deepened in an object of investigation, using questionnaires and socialization, to obtain the data. Through the obtained results, it was possible to analyze that a great part of the students had a previous knowledge of the content that went against the scientific knowledge. It can be observed from the students' speeches, after the experimental class, that there was a mediation of the experiment in the responses given by the students, as they were more objective and content-oriented, while the construction of meanings on the discussed content, related to recall, was observed by the fact that the participants externalize their knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Ciências | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ALCIONE MARIA FRANCISCO-QUÍMICA-Versão final.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons