Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42495
Share on
Title: | Prática docente no contexto pandêmico: um olhar para os desafios do ser professor |
Authors: | SILVA, Maria Rosa Maciel |
Keywords: | Prática docente. Saberes docentes. Contexto pandêmico. Ensino remoto. |
Issue Date: | 17-Dec-2021 |
Abstract: | A presente pesquisa aborda o conceito de prática docente – conjunto de saberes e métodos de ensino que viabilizem sua atuação docente, o saber-fazer do/a professor/a em suas atividades no cotidiano – não como algo estático, mas mutável a depender da conjuntura a que é exposta. Elucida também os desafios enfrentados pelos professores no contexto pandêmico e de aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como campo empírico uma escola situada na cidade de Caruaru/PE. Objetivamos compreender como a prática docente foi afetada no contexto pandêmico em uma escola do município de Caruaru-PE. Para esse fim, buscamos analisar a concepção de prática docente para os/as professores/as do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e; identificar os desafios no processo de ensino causados pelas mudanças devido à pandemia. Concluímos que, embora imersos em um cenário adverso em decorrência do contexto pandêmico e do ensino remoto, as professoras conseguiram mobilizar saberes para garantir o ensino como maior expressão da sua prática, e superando medos e desafios como a tecnofobia digital. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42495 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA ROSA MACIEL.pdf | 899,85 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License