Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42495

Compartilhe esta página

Título: Prática docente no contexto pandêmico: um olhar para os desafios do ser professor
Autor(es): SILVA, Maria Rosa Maciel
Palavras-chave: Prática docente. Saberes docentes. Contexto pandêmico. Ensino remoto.
Data do documento: 17-Dez-2021
Abstract: A presente pesquisa aborda o conceito de prática docente – conjunto de saberes e métodos de ensino que viabilizem sua atuação docente, o saber-fazer do/a professor/a em suas atividades no cotidiano – não como algo estático, mas mutável a depender da conjuntura a que é exposta. Elucida também os desafios enfrentados pelos professores no contexto pandêmico e de aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como campo empírico uma escola situada na cidade de Caruaru/PE. Objetivamos compreender como a prática docente foi afetada no contexto pandêmico em uma escola do município de Caruaru-PE. Para esse fim, buscamos analisar a concepção de prática docente para os/as professores/as do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e; identificar os desafios no processo de ensino causados pelas mudanças devido à pandemia. Concluímos que, embora imersos em um cenário adverso em decorrência do contexto pandêmico e do ensino remoto, as professoras conseguiram mobilizar saberes para garantir o ensino como maior expressão da sua prática, e superando medos e desafios como a tecnofobia digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42495
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA ROSA MACIEL.pdf899,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons