Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42487

Compartilhe esta página

Título: Disrupção inovativa no mercado financeiro: uma análise comparativa das estratégias dos bancos múltiplos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito.
Autor(es): LIMA, Thaís Ferreira de
Palavras-chave: Bancos; Cooperativas de crédito; Indústria de serviços financeiros; Inovações disruptivas
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: LIMA, Thaís Ferreira de. Disrupção inovativa no mercado financeiro: uma análise comparativa das estratégias dos bancos múltiplos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O objetivo principal do estudo foi realizar uma análise comparativa das estratégias com-petitivas adotadas por cooperativas de crédito, bancos múltiplos tradicionais e fintechs, no que tange a pessoa física, adotando para isso as Cinco Forças de Porter. Para o alcance do objetivo foi feita uma análise qualitativa e descritiva, dos sítios eletrônicos das organizações analisadas, identificando assim, barreiras existentes nessas organizações. Ao vincular as estratégias com-petitivas que as empresas analisadas possuem foi possível identificar as características a partir do escopo analisado. Os resultados indicam que no que tange as forças referentes aos novos entrantes, produtos substitutos e barganha dos fornecedores, esses três tipos de instituições pos-suem forças médias; quanto a intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes, as coo-perativas de crédito e os bancos múltiplos possuem força média, enquanto as fintechs foram classificadas como alta; já para barganha dos clientes, as cooperativas de crédito foram classi-ficadas como força média, as fintechs, como baixa e os bancos múltiplos como alta. Com isso, ao analisar as instituições foi identificado que os serviços prestados não se diferem uma das outras, o diferencial existente é a maneira como as organizações financeiras entregam o produto e/ou serviço ao cliente isso aumenta a competitividade entre as empresas, que buscam entregar o melhor serviço ao cliente, buscando sempre inovar, seja no produto final ou no processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42487
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Thaís Ferreira de.pdf727,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons