Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42487

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALVÃO, Kécia da Silveira-
dc.contributor.authorLIMA, Thaís Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-01-18T18:37:06Z-
dc.date.available2022-01-18T18:37:06Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2022-01-18-
dc.identifier.citationLIMA, Thaís Ferreira de. Disrupção inovativa no mercado financeiro: uma análise comparativa das estratégias dos bancos múltiplos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42487-
dc.description.abstractO objetivo principal do estudo foi realizar uma análise comparativa das estratégias com-petitivas adotadas por cooperativas de crédito, bancos múltiplos tradicionais e fintechs, no que tange a pessoa física, adotando para isso as Cinco Forças de Porter. Para o alcance do objetivo foi feita uma análise qualitativa e descritiva, dos sítios eletrônicos das organizações analisadas, identificando assim, barreiras existentes nessas organizações. Ao vincular as estratégias com-petitivas que as empresas analisadas possuem foi possível identificar as características a partir do escopo analisado. Os resultados indicam que no que tange as forças referentes aos novos entrantes, produtos substitutos e barganha dos fornecedores, esses três tipos de instituições pos-suem forças médias; quanto a intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes, as coo-perativas de crédito e os bancos múltiplos possuem força média, enquanto as fintechs foram classificadas como alta; já para barganha dos clientes, as cooperativas de crédito foram classi-ficadas como força média, as fintechs, como baixa e os bancos múltiplos como alta. Com isso, ao analisar as instituições foi identificado que os serviços prestados não se diferem uma das outras, o diferencial existente é a maneira como as organizações financeiras entregam o produto e/ou serviço ao cliente isso aumenta a competitividade entre as empresas, que buscam entregar o melhor serviço ao cliente, buscando sempre inovar, seja no produto final ou no processo.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectCooperativas de créditopt_BR
dc.subjectIndústria de serviços financeirospt_BR
dc.subjectInovações disruptivaspt_BR
dc.titleDisrupção inovativa no mercado financeiro: uma análise comparativa das estratégias dos bancos múltiplos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFERREIRA, Gustavo Henrique de Aragão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7925730673316724pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4397465978991698pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the study was to perform a comparative analysis of the competi-tive strategies adopted by credit unions, traditional multiple banks and fintechs, by using Por-ter's Five Forces. These institutions were selected with regard to the scope of credit to individ-uals. In order to reach the objective, a qualitative and descriptive analysis was made from the websites of the organizations analyzed, thus identifying existing barriers in these organiza-tions. By linking the competitive strategies that the analyzed companies have, it was possible to identify the characteristics possessed from the analyzed scope. The results indicate that in terms of the forces related to new entrants, substitute products and bargaining power of sup-pliers, these three types of institutions have medium forces; as for the intensity of competitive rivalry, credit unions and multiple banks have medium forces, while fintechs were rated as high; for bargaining power of customers, credit unions were rated as medium, fintechs as low and multiple banks as high. Thus, when analyzing the institutions it was identified that the services provided do not differ from each other, the existing differential is the way financial organizations deliver the product and / or service to the customer this increases the competi-tiveness among companies, which seek to deliver the best customer service, always seeking for innovation, either in the final product or in the process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6786927992270561pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Thaís Ferreira de.pdf727,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons