Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42484
Comparte esta pagina
Título : | Um estudo da abordagem do conceito de fração e seus significados: uma análise de livros didáticos do 6.º ano do Ensino Fundamental da cidade de Passira/PE. |
Autor : | FREITAS, Eunice Gomes de Lima |
Palabras clave : | Conceito de fração; Livro didático; Significados de fração |
Fecha de publicación : | 27-dic-2021 |
Resumen : | O presente estudo analisa as abordagens acerca do conceito de fração e seus significados, através de uma análise de livros didáticos do 6.º ano do Ensino Fundamental da cidade de Passira/PE, levando-se em consideração o objetivo em questão, buscou-se fazer uma breve análise do percurso histórico do livro didático, mostrar as propostas trazidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, e de pesquisadores acerca do conceito de fração e seus significados e averiguar as diferentes interpretações do conceito e significados de fração presentes em alguns livros didáticos de Matemática. Para execução deste estudo foi realizada uma pesquisa que tem uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e documental. A pesquisa foi embasada por leituras dos PCNs e teóricos que abordam o tema. Os livros didáticos objetos da análise, foram os livros do 6.º ano do Ensino Fundamental anos finais das escolas da Rede Municipal e da Rede Estadual de ensino da cidade de Passira-PE. Dos livros didáticos escolhidos são: Teláres de Luiz Roberto Dante (DANTE, 2020) e Matemática Essencial de Patricia Moreno Pataro Rodrigues Balestri (BALESTRI, 2020). Na análise dos livros percebemos que o significado de fração, mas abordados são: parte/todo, quociente e razão, já o significado de fração como operador não é apresentado em um livro, logo notamos que nem todos os livros analisados seguem as mesmas orientações propostas pelos PCNs. Sabendo que os livros podem não apresentar os conceitos necessários para o entendimento dos alunos, os docentes necessitam conhecer, analisar e escolher os livros didáticos, que serão distribuídos aos alunos para saber se os mesmos abordam todos os conceitos imprescindíveis para uma boa compreensão dos conceitos matemáticos. Por isso, este tema é importante para discutir que no ensino e aprendizagem de fração, é indispensável analisar como é feita as abordagens da definição, conceitos e como são repassados os assuntos de fração nos livros didáticos, pois notamos que existem possibilidades diferentes que podemos recorrer para um aprendizado cheio de significados, visando estimular competências e habilidades, e promover um ensino significativo para os alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42484 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eunice Gomes de Lima Freitas.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons