Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42484
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Eunice Gomes de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-17T05:23:10Z | - |
dc.date.available | 2022-01-17T05:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42484 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa as abordagens acerca do conceito de fração e seus significados, através de uma análise de livros didáticos do 6.º ano do Ensino Fundamental da cidade de Passira/PE, levando-se em consideração o objetivo em questão, buscou-se fazer uma breve análise do percurso histórico do livro didático, mostrar as propostas trazidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, e de pesquisadores acerca do conceito de fração e seus significados e averiguar as diferentes interpretações do conceito e significados de fração presentes em alguns livros didáticos de Matemática. Para execução deste estudo foi realizada uma pesquisa que tem uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e documental. A pesquisa foi embasada por leituras dos PCNs e teóricos que abordam o tema. Os livros didáticos objetos da análise, foram os livros do 6.º ano do Ensino Fundamental anos finais das escolas da Rede Municipal e da Rede Estadual de ensino da cidade de Passira-PE. Dos livros didáticos escolhidos são: Teláres de Luiz Roberto Dante (DANTE, 2020) e Matemática Essencial de Patricia Moreno Pataro Rodrigues Balestri (BALESTRI, 2020). Na análise dos livros percebemos que o significado de fração, mas abordados são: parte/todo, quociente e razão, já o significado de fração como operador não é apresentado em um livro, logo notamos que nem todos os livros analisados seguem as mesmas orientações propostas pelos PCNs. Sabendo que os livros podem não apresentar os conceitos necessários para o entendimento dos alunos, os docentes necessitam conhecer, analisar e escolher os livros didáticos, que serão distribuídos aos alunos para saber se os mesmos abordam todos os conceitos imprescindíveis para uma boa compreensão dos conceitos matemáticos. Por isso, este tema é importante para discutir que no ensino e aprendizagem de fração, é indispensável analisar como é feita as abordagens da definição, conceitos e como são repassados os assuntos de fração nos livros didáticos, pois notamos que existem possibilidades diferentes que podemos recorrer para um aprendizado cheio de significados, visando estimular competências e habilidades, e promover um ensino significativo para os alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 46P. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conceito de fração | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Significados de fração | pt_BR |
dc.title | Um estudo da abordagem do conceito de fração e seus significados: uma análise de livros didáticos do 6.º ano do Ensino Fundamental da cidade de Passira/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3103828419121683 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the approaches to the concept of fraction and its meanings, through an analysis of textbooks from the 6th year of Elementary School in the city of Passira/PE, taking into account the objective in question, it was sought make a brief analysis of the historical course of the textbook, show the proposals brought in the National Curriculum Parameters of Mathematics, and researchers about the concept of fraction and its meanings and investigate the different interpretations of the concept and meanings of fraction present in some textbooks of Math. To carry out this study, a research was carried out that has a qualitative, descriptive and documentary approach. The research was based on readings from the PCNs and theorists who address the topic. The textbooks object of analysis were the books of the 6th year of Elementary School final years of schools in the Municipal and State Educational Networks in the city of Passira-PE. Among the textbooks chosen are: Teláres by Luiz Roberto Dante (DANTE, 2020) and Essential Mathematics by Patricia Moreno Pataro Rodrigues Balestri (BALESTRI, 2020). In the analysis of the books, we noticed that the meaning of fraction, but discussed are: part/whole, quotient and reason, whereas the meaning of fraction as an operator is not presented in a book, so we noticed that not all books analyzed follow the same proposed guidelines by the NCPs. Knowing that books may not present the concepts necessary for the understanding of students, teachers need to know, analyze and choose textbooks, which will be distributed to students to know if they address all the essential concepts for a good understanding of mathematical concepts . Therefore, this topic is important to discuss that in teaching and learning fractions, it is essential to analyze how the definitions, concepts and how the issues of fraction are discussed in textbooks, as we note that there are different possibilities that we can use for meaningful learning, aiming to stimulate skills and abilities, and promote meaningful teaching for students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eunice Gomes de Lima Freitas.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons