Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42456
Compartilhe esta página
Título: | Geração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustrado |
Autor(es): | COSTA, Guilherme Mendes Cahú |
Palavras-chave: | Planejamento e Contextualização de Artefatos; Design da Informação; Literatura Infantil; Livro Ilustrado; Livro Infantil; Relação Texto-Imagem |
Data do documento: | 28-Out-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COSTA, Guilherme Mendes Cahú. Geração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustrado. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A pesquisa aqui relatada investiga o que gera a interdependência entre texto e imagem no livro infantil ilustrado. Investigamos quais estratégias existem para se evitar redundância entre texto e imagem, quais são os métodos existentes para caracterizar as relações entre texto e imagem e realizamos uma análise das relações nos livros infantis selecionados. Para isso, navegamos por um breve panorama histórico do livro infantil e da ilustração presente nele. Investigamos as especificidades do texto neste suporte e abordamos recomendações encontradas de o que escrever e o que evitar escrever. Investigamos também as características da imagem no livro ilustrado e listamos recomendações de o que ilustrar. Abordamos a categorização da diagramação, funções do texto, relações texto-imagem e modo como texto e imagem interagem nessas relações segundo Linden (2011). Os procedimentos metodológicos de análise foram principalmente compostos pela leitura de seis livros da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) segundo a estratégia inferencial de leitura de Tavares (2019), com as características categorizadas conforme Linden (Op. cit). Segue-se uma discussão dos dados por meio de análise qualiquantitativa. Notamos que muitos dos livros analisados possuíam textos que não dependiam de imagens, como textos extensos afetam a composição geral do livro e como a descrição em demasia afeta a representação pictórica da história. Por fim, compilamos as informações encontradas durante a pesquisa (com recomendações aos profissionais do livro, além de modos de evitar redundância) a fim de que esta síntese seja útil aos profissionais da cadeia do livro, assim como a outros pesquisadores interessados pelo tema. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42456 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Guilherme Mendes Cahú Costa.pdf | 14,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons