Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42456

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorCOSTA, Guilherme Mendes Cahú-
dc.date.accessioned2022-01-12T17:39:24Z-
dc.date.available2022-01-12T17:39:24Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Guilherme Mendes Cahú. Geração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustrado. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42456-
dc.description.abstractA pesquisa aqui relatada investiga o que gera a interdependência entre texto e imagem no livro infantil ilustrado. Investigamos quais estratégias existem para se evitar redundância entre texto e imagem, quais são os métodos existentes para caracterizar as relações entre texto e imagem e realizamos uma análise das relações nos livros infantis selecionados. Para isso, navegamos por um breve panorama histórico do livro infantil e da ilustração presente nele. Investigamos as especificidades do texto neste suporte e abordamos recomendações encontradas de o que escrever e o que evitar escrever. Investigamos também as características da imagem no livro ilustrado e listamos recomendações de o que ilustrar. Abordamos a categorização da diagramação, funções do texto, relações texto-imagem e modo como texto e imagem interagem nessas relações segundo Linden (2011). Os procedimentos metodológicos de análise foram principalmente compostos pela leitura de seis livros da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) segundo a estratégia inferencial de leitura de Tavares (2019), com as características categorizadas conforme Linden (Op. cit). Segue-se uma discussão dos dados por meio de análise qualiquantitativa. Notamos que muitos dos livros analisados possuíam textos que não dependiam de imagens, como textos extensos afetam a composição geral do livro e como a descrição em demasia afeta a representação pictórica da história. Por fim, compilamos as informações encontradas durante a pesquisa (com recomendações aos profissionais do livro, além de modos de evitar redundância) a fim de que esta síntese seja útil aos profissionais da cadeia do livro, assim como a outros pesquisadores interessados pelo tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLivro Ilustradopt_BR
dc.subjectLivro Infantilpt_BR
dc.subjectRelação Texto-Imagempt_BR
dc.titleGeração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustradopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8089155652553275pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates what generates interdependency between text and image in children’s illustrated books. We investigated which strategies exist to avoid redundancy between text and image, and which methods exist to characterize relationships between text and image. We analyzed such relationships in selected children’s books. To do so, we undertook a brief historic panorama of children’s books and the illustrations therein presented. We investigated the specificities of text in this support and registered the recommendations on what to write and what not to write. We also investigated characteristics of the image in children’s books and registered the recommendations found regarding what to illustrate. We approached the categorization of layout, functions of text, text-image relationship, and how both text and image interact with each other under these relationships according to Linden (2011). Our methodological procedures were mainly composed of reading six books from Companhia Editora de Pernambuco (Publishing Company of Pernambuco – Cepe) according to the inferential reading strategy of Tavares (2019) within the characteristics categorized by Linden (Op. cit). These procedures were followed by a discussion through quali-quantitative analysis. We noted that the text in most of the books analyzed didn’t depend on images, how long texts affect the general composition of the books and how the abundance of description affects the pictorial representation of stories. Lastly, we compiled the information found during this research (with recommendations for the professionals of the publishing market and strategies to avoid redundancy) so that this synthesis may be useful to those involved in book publishing, as well as for other researchers interested in this subject.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Guilherme Mendes Cahú Costa.pdf14,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons