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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42433
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Título: | Uma plataforma de business intelligence para analisar a retenção e evasão do IFMT |
Autor(es): | GONÇALVES, Lilian Maria |
Palavras-chave: | Plataforma Nilo Peçanha; Evasão; Retenção; Indicadores; Acompanhamento |
Data do documento: | 28-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GONÇALVES, Lilian Maria. Uma plataforma de business intelligence para analisar a retenção e evasão do IFMT. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A evasão e a retenção são investigadas em vários estudos pelo mundo e com a tecnologia, é possível identificar quando ocorrem nas instituições de ensino, sejam da educação básica ou da educação superior. O Business Intelligence (BI) aplicado na educação pode propor- cionar às instituições de ensino conhecimentos estratégicos que auxiliam na identificação da evasão e retenção a partir dos dados originados nos sistemas institucionais, subsidi- ando assim ações de mitigação da retenção e evasão. A SETEC/MEC criou o projeto da Plataforma Nilo Peçanha (PnP), o qual apresenta os indicadores da Rede EPT, através de metodologia própria, mas não apresenta o detalhamento das informações necessárias para se fazer o acompanhamento do curso. A PnP também possui regras de consistência que excluem dados, não apresentando os dados completos e consequentemente a realidade das instituições federais de ensino. E qual a melhor maneira de se visualizar os dados de uma instituição de ensino para fazer acompanhamento de seus cursos? Para tanto, este trabalho propõe a utilização da base de dados da PnP sem a exclusão de dados, em uma estrutura de BI, para análise dos dados históricos das instituições, através de ferramentas de análise de dados (OLAP) desenvolvendo novos conhecimentos e informações estratégi- cas para ações de mitigação da evasão e retenção de estudantes das instituições de ensino. Como resultado, através do Power BI, foi possível proporcionar ao IFMT uma nova visão de acompanhamento de seus cursos, contendo o histórico de ingresso de estudantes, eva- são e retenção, de maneira global (todos os campi) e de forma individualizada (campus a campus). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42433 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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