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Título : Os perfis curriculares e a formação do profissional de educação física para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Pernambuco
Autor : BEZERRA, Ewerson Rebert da Silva
Palabras clave : Promoção da saúde; Educação física; Capacitação profissional; Sistema único de saúde
Fecha de publicación : 30-abr-2021
Resumen : A regulamentação da profissão de Educação Física (EF) como profissão de saúde foi instituída pela resolução 218/97 através do conselho regional de saúde. Sua inclusão dentro do rol dos cursos de saúde, não só evidenciou a importância atribuída a educação física enquanto área detentora de conhecimentos específicos necessários ao bom desenvolvimento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, como também abriu um espaço para a participação efetiva dos seus profissionais nas políticas públicas de saúde no âmbito do SUS, a exemplo do Núcleo de atenção à Saúde da Família (NASF) e do Programa Nacional de Saúde na Escola, o que contribuiu efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Neste contexto, o presente estudo visou identificar nas diretrizes curriculares as disciplinas de saúde voltadas para a atuação do profissional de educação física no âmbito do SUS. Para isso, o estudo, de caráter descritivo, utilizou-se como instrumento metodológico para sua elaboração a pesquisa bibliográfica, tendo como base de informação os seguintes bancos de acesso: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google acadêmico e os sites das Instituições de Ensino Superior (IES). As fontes para coleta de dados foram às plataformas: e-MEC (Ministério da Educação) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Também foram coletadas informações no CNES e e-MEC, a fim de verificar os locais onde os profissionais de educação física estariam inseridos nas instituições de saúde. Entre os resultados encontrados, ficaram distribuídos da seguinte forma: UFPE/CAV: (01 Disciplina obrigatória voltada ao SUS e 01 disciplina eletiva), UFPE/RECIFE: (03 Obrigatórias e 02 eletivas), UPE: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas), UNIVASF: (01 Obrigatória e 0 eletivas), UNINASSAU: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas), UNIBRA: (03 Obrigatórias e 0 Eletivas), Estácio: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas), UNICAP: (01 Obrigatória e 0 Eletivas), AESA: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas) e ASCES: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas). Podemos concluir que os estudos relacionados à investigação dos perfis curriculares e das disciplinas ofertadas pelos cursos de educação física que estão voltadas para a atuação dos profissionais de educação física no SUS, ainda são bastante limitados, o que nos mostra a importância de inserirmos a temática para a discussão nos campus da saúde, no intuito de fortalecermos a categoria profissional nesses espaços.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42275
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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