Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42275

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Emília Chagas-
dc.contributor.authorBEZERRA, Ewerson Rebert da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-16T18:11:27Z-
dc.date.available2021-12-16T18:11:27Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42275-
dc.description.abstractA regulamentação da profissão de Educação Física (EF) como profissão de saúde foi instituída pela resolução 218/97 através do conselho regional de saúde. Sua inclusão dentro do rol dos cursos de saúde, não só evidenciou a importância atribuída a educação física enquanto área detentora de conhecimentos específicos necessários ao bom desenvolvimento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, como também abriu um espaço para a participação efetiva dos seus profissionais nas políticas públicas de saúde no âmbito do SUS, a exemplo do Núcleo de atenção à Saúde da Família (NASF) e do Programa Nacional de Saúde na Escola, o que contribuiu efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Neste contexto, o presente estudo visou identificar nas diretrizes curriculares as disciplinas de saúde voltadas para a atuação do profissional de educação física no âmbito do SUS. Para isso, o estudo, de caráter descritivo, utilizou-se como instrumento metodológico para sua elaboração a pesquisa bibliográfica, tendo como base de informação os seguintes bancos de acesso: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google acadêmico e os sites das Instituições de Ensino Superior (IES). As fontes para coleta de dados foram às plataformas: e-MEC (Ministério da Educação) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Também foram coletadas informações no CNES e e-MEC, a fim de verificar os locais onde os profissionais de educação física estariam inseridos nas instituições de saúde. Entre os resultados encontrados, ficaram distribuídos da seguinte forma: UFPE/CAV: (01 Disciplina obrigatória voltada ao SUS e 01 disciplina eletiva), UFPE/RECIFE: (03 Obrigatórias e 02 eletivas), UPE: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas), UNIVASF: (01 Obrigatória e 0 eletivas), UNINASSAU: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas), UNIBRA: (03 Obrigatórias e 0 Eletivas), Estácio: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas), UNICAP: (01 Obrigatória e 0 Eletivas), AESA: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas) e ASCES: (02 Obrigatórias e 0 Eletivas). Podemos concluir que os estudos relacionados à investigação dos perfis curriculares e das disciplinas ofertadas pelos cursos de educação física que estão voltadas para a atuação dos profissionais de educação física no SUS, ainda são bastante limitados, o que nos mostra a importância de inserirmos a temática para a discussão nos campus da saúde, no intuito de fortalecermos a categoria profissional nesses espaços.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectSistema único de saúdept_BR
dc.titleOs perfis curriculares e a formação do profissional de educação física para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Palloma Emanuelle Dornelas de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771540J9pt_BR
dc.description.abstractxThe regulation of the Physical Education profession (PE) as a health profession was instituted by resolution 218/97 through the regional health council. Its inclusion in the list of health courses, not only highlighted the importance attributed to physical education as an area with specific knowledge necessary for the good development of health promotion, prevention and recovery actions, but also opened up a space for the effective participation of health professionals. their professionals in public health policies within the scope of SUS, such as the Family Health Program (PSF), the Family Health Care Center (NASF) and the National School Health Program, which effectively contributed to the improvement the quality of life of the population. In this context, the present study aimed to identify in the curricular guidelines which are the health disciplines aimed at the performance of physical education professionals within the scope of SUS, in addition to intending to make contributions, since little has been discussed when the subject is health public relation with the insertion, performance and training of the Physical Education professional in SUS. For this, the study, of a descriptive character, was used as methodological instrument for its elaboration the bibliographic research, having as base of information the following access banks: Latin American and Caribbean Literature of Health Sciences Information ( LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google academic and the websites of Higher Education Institutions (HEIs). The sources for data collection were the platforms: e-MEC (Ministry of Education) and National Registry of Health Establishments (CNES). We chose to collect information at CNES and e-MEC, because we believe that the data provided by these institutions were necessary to understand the object in its essence. Among the results found, they were distributed as follows: UFPE / CAV: (01 mandatory discipline aimed at SUS and 01 elective discipline), UFPE / RECIFE: (03 Mandatory and 02 electives), UPE: (02 Mandatory and 0 Electives), UNIVASF: (01 Mandatory and 0 electives), UNINASSAU: (02 Mandatory and 0 Electives), UNIBRA: (03 Mandatory and 0 Electives), Estácio: (02 Mandatory and 0 Electives), UNICAP: (01 Mandatory and 0 Electives), AESA: (02 Mandatory and 0 Electives) and ASCES: (02 Mandatory and 0 Electives). We can conclude that the studies related to the investigation of curricular profiles and disciplines offered by physical education courses that are focused on the performance of physical education professionals in SUS, are still quite limited, which shows us the importance of inserting the theme for discussion on health campuses, in order to strengthen the professional category in these spaces.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9061044100863114pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bezerra, Ewerson Rebert da Silva.pdfBezerra, Ewerson Rebert da Silva.730,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons