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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42243
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Título : | O uso de materiais manipuláveis: uma possibilidade para a resolução de problemas de combinatória por uma aluna com deficiência visual. |
Autor : | ARAÚJO, Gerliane Rocha de |
Palabras clave : | Análise combinatória; Aprendizagem baseada em problemas; Educação inclusiva; Estudantes com deficiência visual; Didática |
Fecha de publicación : | 11-dic-2018 |
Citación : | ARAÚJO, Gerliane Rocha de. O uso de materiais manipuláveis: uma possibilidade para a resolução de problemas de combinatória por uma aluna com deficiência visual. Caruaru: O Autor, 2018. |
Resumen : | Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do uso de materiais manipuláveis para a resolução de problemas de combinatória por uma aluna com deficiência visual. Os materiais táteis são recursos pedagógicos importantes, pois permitem uma esquematização concreta do problema estudado possibilitando ao aluno uma integralização do que foi trabalhado, principalmente quando se trata de alunos com deficiência visual. Utilizamos como base autores que discutem sobre Educação Inclusiva como Carvalho (2006) e Carneiro (2013); Combinatória como Borba (2010) e Morgado (1991); e Ensino de Matemática como Lorenzato (2006). Em nossa metodologia, pesquisa que se classifica como qualitativa, desenvolvemos materiais manipuláveis para a resolução de quatro tipos de problemas combinatórios: Produto Cartesiano, Permutação, Arranjo Simples e Combinação Simples. Os materiais desenvolvidos foram aplicados como recursos para a resolução dos problemas por uma aluna com cegueira congênita que frequenta o 2° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no Município de Surubim/PE. Percebemos que os recursos utilizados contribuíram para a resolução dos problemas permitindo a aluna uma listagem concreta e total das possibilidades sem que fosse esquecendo-as, e ainda apresentando sistematização na listagem das possibilidades. A pesquisa nos indicou que o uso de materiais manipuláveis como recursos pedagógicos são de suma importância para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual, pois permitem aos mesmos uma melhor formação de conceitos e uma listagem concreta de determinada situação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42243 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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