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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42243

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorARAÚJO, Gerliane Rocha de-
dc.date.accessioned2021-12-14T19:33:49Z-
dc.date.available2021-12-14T19:33:49Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.date.submitted2021-12-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gerliane Rocha de. O uso de materiais manipuláveis: uma possibilidade para a resolução de problemas de combinatória por uma aluna com deficiência visual. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42243-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as contribuições do uso de materiais manipuláveis para a resolução de problemas de combinatória por uma aluna com deficiência visual. Os materiais táteis são recursos pedagógicos importantes, pois permitem uma esquematização concreta do problema estudado possibilitando ao aluno uma integralização do que foi trabalhado, principalmente quando se trata de alunos com deficiência visual. Utilizamos como base autores que discutem sobre Educação Inclusiva como Carvalho (2006) e Carneiro (2013); Combinatória como Borba (2010) e Morgado (1991); e Ensino de Matemática como Lorenzato (2006). Em nossa metodologia, pesquisa que se classifica como qualitativa, desenvolvemos materiais manipuláveis para a resolução de quatro tipos de problemas combinatórios: Produto Cartesiano, Permutação, Arranjo Simples e Combinação Simples. Os materiais desenvolvidos foram aplicados como recursos para a resolução dos problemas por uma aluna com cegueira congênita que frequenta o 2° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no Município de Surubim/PE. Percebemos que os recursos utilizados contribuíram para a resolução dos problemas permitindo a aluna uma listagem concreta e total das possibilidades sem que fosse esquecendo-as, e ainda apresentando sistematização na listagem das possibilidades. A pesquisa nos indicou que o uso de materiais manipuláveis como recursos pedagógicos são de suma importância para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual, pois permitem aos mesmos uma melhor formação de conceitos e uma listagem concreta de determinada situação.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleO uso de materiais manipuláveis: uma possibilidade para a resolução de problemas de combinatória por uma aluna com deficiência visual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1751253675956774pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the requirements of use of manipulable materials to solve problems of association of a student with visual impairment. The tactile materials are important pedagogical resources, since they allow a concrete schematization of the studied problem, enabling the student an integralization to what has been worked, especially when it comes to visually impaired students. Based on authors who discuss Inclusive Education as Carvalho (2006) and Carneiro (2013); Combinatorial as Borba (2010) and Morgado (1991); and Teaching Mathematics as Lorenzato (2006). In our methodology, the research that is classified as qualitative, we develop manipulable materials to solve four types of combinatorial problems: Simple Product, Permutation, Simple Arrangement and Simple Combination. The developed materials were applied as resources to solve problems by a student with congenital blindness who study in the 2nd year of high school of a public school in the municipality of Surubim / PE. We realized that the resources used contributed to solve problems allowed the student a concrete listing of capabilities and total of possibilities without forgetting them, and still presenting systematization in the listing of possibilities. The research indicated that the use of manipulable materials as pedagogical resources are of paramount importance for the teaching of mathematics for students with visual impairment, since they allow them to better understand concepts and a concrete listing of a given situation.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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