Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42227

Compartilhe esta página

Título: Laboratório de matemática: contribuições no processo de ensino e aprendizagem.
Autor(es): XAVIER, Ana Lorrayne do Nascimento
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Jogos no ensino de matemática; Jogos educativos; Prática de ensino
Data do documento: 18-Dez-2017
Citação: XAVIER, Ana Lorrayne do Nascimento. Laboratório de matemática: contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo destacar as contribuições da implantação do Laboratório de Ensino de Matemática nas escolas, como também visou analisar as principais contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com a compreensão de professores que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe- PE. Visando desconstruir a prática de ensino tido como tradicional, a qual segue exclusivamente o modelo definição, exemplo e exercícios, que é apenas uma transmissão do conhecimento, em que o professor é o único detentor do conhecimento, o qual ensina e o aluno aprende. Trouxemos a importância de se trabalhar com jogos na sala de aula como estratégia de ensino, com o intuito de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações. Para obtenção de dados foi aplicado um questionário a cinco professores que atuam em escolas diferentes do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o qual era composto por duas partes: a primeira tínhamos o propósito de traçar o perfil destes professores e a segunda com questões que nos levassem a atingir nosso objetivo. Os resultados obtidos nos apontaram que os professores compreendem a importância da implantação do LEM nas escolas e que contar com este espaço proporcionaria um melhor aprendizado por parte dos alunos, como também a importância do uso de jogos como um facilitador, estes são vistos como um recurso dinâmico e prazeroso e que ajuda a desenvolver diversas habilidades, a maioria dos participantes afirmam utilizar jogos em suas aulas e destacam que dentre as dificuldades de desenvolver atividades deste tipo está nas turmas serem numerosas e a falta de recursos para atender a todos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42227
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XAVIER, Ana Lorrayne do Nascimento.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons