Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42227
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Ana Lorrayne do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T15:31:26Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T15:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-14 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Ana Lorrayne do Nascimento. Laboratório de matemática: contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42227 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo destacar as contribuições da implantação do Laboratório de Ensino de Matemática nas escolas, como também visou analisar as principais contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com a compreensão de professores que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe- PE. Visando desconstruir a prática de ensino tido como tradicional, a qual segue exclusivamente o modelo definição, exemplo e exercícios, que é apenas uma transmissão do conhecimento, em que o professor é o único detentor do conhecimento, o qual ensina e o aluno aprende. Trouxemos a importância de se trabalhar com jogos na sala de aula como estratégia de ensino, com o intuito de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações. Para obtenção de dados foi aplicado um questionário a cinco professores que atuam em escolas diferentes do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o qual era composto por duas partes: a primeira tínhamos o propósito de traçar o perfil destes professores e a segunda com questões que nos levassem a atingir nosso objetivo. Os resultados obtidos nos apontaram que os professores compreendem a importância da implantação do LEM nas escolas e que contar com este espaço proporcionaria um melhor aprendizado por parte dos alunos, como também a importância do uso de jogos como um facilitador, estes são vistos como um recurso dinâmico e prazeroso e que ajuda a desenvolver diversas habilidades, a maioria dos participantes afirmam utilizar jogos em suas aulas e destacam que dentre as dificuldades de desenvolver atividades deste tipo está nas turmas serem numerosas e a falta de recursos para atender a todos. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Laboratório de matemática: contribuições no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7529948599690082 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of the present work was to highlight the contributions of the implementation of the Mathematics Teaching Laboratory in schools, as well as to analyze the main contributions of the games in the teaching and learning process of Mathematics according to the understanding of teachers who teach in the public schools of Santa Cruz do Capibaribe- PE. Aiming to deconstruct the teaching practice considered as traditional, which follows exclusively the model definition, example and exercises, which is only a transmission of knowledge, in which the teacher is the sole holder of knowledge, which teaches and the student learns. We have brought the importance of working with games in the classroom as a teaching strategy, with the intention that the student is no longer mere receiver of information. To obtain data, a questionnaire was applied to five teachers who work in different schools in the municipality of Santa Cruz do Capibaribe-PE, which was composed of two parts: the first one was to outline the profile of these teachers and the second with questions that would lead us to achieve our goal. The results showed that teachers understand the importance of the LEM implementation in schools and that having this space would provide a better learning by the students, as well as the importance of using games as a facilitator, these are seen as a resource dynamic and pleasant and that helps to develop diverse abilities, the majority of the participants affirm to use games in their classes and they emphasize that among the difficulties to develop activities of this type is in the classes are numerous and the lack of resources to attend to all. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XAVIER, Ana Lorrayne do Nascimento.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons