Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42174

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHelegda, Lara Colognese-
dc.contributor.authorLauriano, Dayana Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-13T19:04:13Z-
dc.date.available2021-12-13T19:04:13Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.date.submitted2021-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42174-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar pesquisas que apontam estratégias inclusivas durante as aulas de Educação Física envolvendo o aluno surdo, na perspectiva da inclusão durante as aulas de educação física. É partindo desse contexto que a temática: inclusão do aluno surdo durante as aulas de Educação Física em escola de ensino regular nos mostra que é de grande importância que haja uma maior interação entre aluno surdo, aluno ouvinte e professor através das estratégias lançadas pelo professor durante as aulas. O estudo apresenta referências metodológicas de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de ferramentas de pesquisa em artigos nas bases de dados eletrônicos e livros como critério, artigos originais, com idioma em português. Resultados apontam que as estratégias para inclusão do aluno surdo são as mais diversas e que a Educação Física adaptada também é um meio de inclusão que pode ser utilizada pelo professor durante as aulas práticas e teóricas. Por fim, as estratégias abordadas neste estudo traz respostas crescentes tanto para o aluno surdo como para o aluno ouvinte, aprimorando, assim, a melhoria na relação da convivência no âmbito escolar.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleInclusão do aluno surdo: estratégias inclusivas durante as aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze researches that point out inclusive strategies during physical education classes involving deaf students, from the perspective of inclusion during physical education classes.It is from this context that the theme: inclusion of the deaf student during Physical Education classes in regular school shows us that it is of great importance that there is a greater interaction between deaf student, hearing student and teacher through the strategies launched by the teacher during the classes. The study presents methodological references of a bibliographic research, using search tools in articles in electronic databases and books as criteria, original articles with language in Portuguese. The results indicate that the strategies for inclusion of the deaf student are the most diverse and that adapted physical education is also a means of inclusion that can be used by teachers during practical and theoretical classes. Finally, the strategies approached in this study bring increasing responses to both the deaf student and the hearing student, thus improving the relationship in the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURIANO, Dayana Larissa da Silva..pdf264,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons