Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4216
Título: Os contextos explorados no ensino da função afim nos livros de matemática do ensino médio
Autor(es): José Almeida do Nascimento, Maria
Palavras-chave: Contexto;Livro didático;Matemática;Função afim
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Almeida do Nascimento, Maria; Gitirana Gomes Ferreira, Verônica. Os contextos explorados no ensino da função afim nos livros de matemática do ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Esta pesquisa refere-se ao estudo dos contextos explorados no ensino da função afim nos livros de Matemática do 1º ano do Ensino Médio. Selecionamos para essa investigação os onze livros recomendados pelo catálogo do PNLEM (Programa Nacional para o Livro do Ensino Médio) para o ano de 2005. Nesses livros investigamos 440 atividades propostas para resolução segundo duas perspectivas: os tipos de contextos e os papéis desempenhados por esses contextos. Investigamos cinco tipos de contextos: os das práticas sociais, os de outras áreas do conhecimento e os da Matemática, os quais dividimos em contextos históricos, de outros campos matemáticos e os da própria função afim. Os resultados da nossa análise revelam uma predominância de contextos da Matemática, principalmente dos contextos da função afim. Quanto aos contextos das práticas sociais, aparecem nos livros em segundo lugar, explicitando que a ideia de contextualização ligada ao cotidiano é bem desenvolvida pelos livros. Também percebemos que em termos gerais o diálogo entre a função afim e os conceitos ligados a outras disciplinas não é frequente, Não encontramos contextos históricos em nenhuma questão analisada, o que aponta que os livros não têm considerado a história da Matemática no ensino da função afim. Em relação aos papéis dos contextos categorizamos seis: ilustrar a interconexão da função afim com o contexto; utilizar o conhecimento da função afim na resolução de problemas; empregar os conhecimentos advindos do contexto para auxiliar o educando na compreensão dos conceitos e propriedades dessa função; explorar os conceitos e propriedades da função afim; utilizar o conhecimento dessa função na resolução de problemas e ao mesmo tempo empregar os conhecimentos advindos do contexto para auxiliar o educando na compreensão dos conceitos e propriedades da função afim; e contribuir para a formação da consciência crítica do educando. Constatamos que os contextos desempenham o papel de explorar os conceitos e as propriedades da função afim na maioria das atividades analisadas. Concluímos que as questões investigadas nos livros didáticos selecionados, em geral, não refletem as discussões atuais que defendem um ensino ancorado numa diversidade de contextos e no princípio da interdisciplinaridade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4216
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3404_1.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.