Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4216

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGitirana Gomes Ferreira, Verônica pt_BR
dc.contributor.authorJosé Almeida do Nascimento, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:27Z-
dc.date.available2014-06-12T17:20:27Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationJosé Almeida do Nascimento, Maria; Gitirana Gomes Ferreira, Verônica. Os contextos explorados no ensino da função afim nos livros de matemática do ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4216-
dc.description.abstractEsta pesquisa refere-se ao estudo dos contextos explorados no ensino da função afim nos livros de Matemática do 1º ano do Ensino Médio. Selecionamos para essa investigação os onze livros recomendados pelo catálogo do PNLEM (Programa Nacional para o Livro do Ensino Médio) para o ano de 2005. Nesses livros investigamos 440 atividades propostas para resolução segundo duas perspectivas: os tipos de contextos e os papéis desempenhados por esses contextos. Investigamos cinco tipos de contextos: os das práticas sociais, os de outras áreas do conhecimento e os da Matemática, os quais dividimos em contextos históricos, de outros campos matemáticos e os da própria função afim. Os resultados da nossa análise revelam uma predominância de contextos da Matemática, principalmente dos contextos da função afim. Quanto aos contextos das práticas sociais, aparecem nos livros em segundo lugar, explicitando que a ideia de contextualização ligada ao cotidiano é bem desenvolvida pelos livros. Também percebemos que em termos gerais o diálogo entre a função afim e os conceitos ligados a outras disciplinas não é frequente, Não encontramos contextos históricos em nenhuma questão analisada, o que aponta que os livros não têm considerado a história da Matemática no ensino da função afim. Em relação aos papéis dos contextos categorizamos seis: ilustrar a interconexão da função afim com o contexto; utilizar o conhecimento da função afim na resolução de problemas; empregar os conhecimentos advindos do contexto para auxiliar o educando na compreensão dos conceitos e propriedades dessa função; explorar os conceitos e propriedades da função afim; utilizar o conhecimento dessa função na resolução de problemas e ao mesmo tempo empregar os conhecimentos advindos do contexto para auxiliar o educando na compreensão dos conceitos e propriedades da função afim; e contribuir para a formação da consciência crítica do educando. Constatamos que os contextos desempenham o papel de explorar os conceitos e as propriedades da função afim na maioria das atividades analisadas. Concluímos que as questões investigadas nos livros didáticos selecionados, em geral, não refletem as discussões atuais que defendem um ensino ancorado numa diversidade de contextos e no princípio da interdisciplinaridadept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContextopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.titleOs contextos explorados no ensino da função afim nos livros de matemática do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo3404_1.pdf2,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons