Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42002

Share on

Title: Agroecologia e o papel das tecnologias sociais: estudo de caso no Agreste Pernambucano.
Authors: SOUZA, Eggleston Patricio de Oliveira
Keywords: Desenvolvimento rural; Agricultura familiar; Ecologia agrícola - Tecnologia apropriada
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: SOUZA, Eggleston Patricio de Oliveira. Agroecologia e o papel das tecnologias sociais: estudo de caso no Agreste Pernambucano. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo realizar a análise dos impactos de tecnologias sociais e identificar o seu potencial inovador para a agricultura familiar. A análise se dará a partir de revisão da literatura e estudo de caso, através de aplicação de questionário, em propriedade rural previamente selecionada no Agreste do Estado de Pernambuco. O norte teórico foi a agroecologia, entendida como uma ciência que trabalha uma concepção de que é possível fazer uma agricultura estruturada na produção de produtos orgânicos num contexto maior de busca por equilíbrio no sistema, para o qual insere-se o tema das tecnologias sociais. O trabalho destaca a importância da agricultura familiar e das tecnologias sociais, tendo em vista a geração de baixa dependência econômica para com insumos externos, o alto aproveitamento do solo, a adoção de medidas de conservação do meio natural e o baixo impacto ambiental. No caso específico estudado, foram observados as vantagens, desvantagens e observações do ponto de vista do agricultor e sua família, a respeito da utilização das tecnologias sociais para contribuir na produção, na renda e na preservação do meio ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42002
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA, Eggleston Patricio de Oliveira.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons