Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4199
Título: Ética, direito e educação: uma abordagem interdisciplinar
Autor(es): VIVAS, Wilma Alves Santos
Palavras-chave: Educação; Direito; Ética
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves Santos Vivas, Wilma; Luciano Góis de Oliveira, José. Ética, direito e educação: uma abordagem interdisciplinar. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa objetivou a mensuração dos níveis de desenvolvimento moral em alunos formandos do Curso de Direito da UESC, tomando por base os estágios desenvolvidos por Lawrence Kohlberg em sua obra Psicologia Del Desarrollo Moral através de pesquisa de campo com a constatação dos estágios em que estão inseridos - 3 e 4 - , precedida tal pesquisa de uma outra onde analisamos acerca do enfoque dado à Ética pelos alunos e professores da mesma universidade, tecendo uma crítica ao ensino jurídico no Brasil a partir da pesquisa inicialmente efetuada. A seguir, centramos o nosso pensamento no trabalho desenvolvido por Lawrence Kohlberg, começando pelos estágios iniciais desenvolvidas por Jean Piaget considerando que Kohlberg aperfeiçoou, ou seja, deu continuidade ao estudo e às teorias já inicialmente desenvolvidas por tal autor, seguindo-se com a segunda pesquisa desenvolvida com os alunos objetivando a mensuração dos níveis de desenvolvimento moral tomando por base os estágios desenvolvidos por Kohlberg, através da coleta de dados, tabelamento e análise, para chegarmos à comprovação da nossa hipótese. Fizemos uma crítica á teoria kohlberguiana demonstrando a sua aceitabilidade no mundo científico, através do pensamento de Jürgen Habermas. Assim feito, aprofundamos o nosso trabalho com a apresentação de uma prática pedagógica voltada para a sala de aula e para o cotidiano dos acadêmicos, numa forma de demonstrarmos a possibilidade de melhoria no trato da questão moral através de práticas a serem desenvolvidas no cotidiano escolar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4199
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Direito

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6814_1.pdf873,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.