Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41971

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Tatiana Cássia Pereira da-
dc.date.accessioned2021-12-06T18:58:06Z-
dc.date.available2021-12-06T18:58:06Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.date.submitted2021-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Cássia Pereira da. Análise de erros e resolução de problemas envolvendo função polinomial do 2º grau. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41971-
dc.description.abstractA resolução de problemas pode ser um ponto de partida tanto para estimular a curiosidade como para aproximar o estudante do próprio cotidiano, fazendo-o perceber que as funções polinomiais do 2º grau estão presentes dentro e fora da sala de aula, tornando dessa forma o aprendizado mais eficaz. Além disso, verifica-se que os erros cometidos no processo de resolução tendem a afastar o estudante de determinados conteúdos, dificultando, assim, a sua aprendizagem. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as estratégias utilizadas por estudantes do ensino médio na interpretação e resolução de problemas que envolvem função polinomial do 2º grau, bem como, categorizar os tipos de erros cometidos pelos estudantes. Utilizou-se como referencial teórico as perspectivas de resolução de problemas de George Polya (1995) e a análise didática de erros de Saturnino de La Torre (2007). A pesquisa tem cunho qualitativo e quantitativo e foi realizada com estudantes de uma escola pública localizada na cidade de Cumaru-PE. A análise dos resultados apontou que os estudantes apresentam dificuldades em questões mais elaboradas, onde necessitariam de mais atenção à investigação do problema, buscaram resolver as situações-problema de forma direta, o que gerou diversos tipos de erros no processo de resolução.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAnálise de erros e resolução de problemas envolvendo função polinomial do 2º grau.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1778179372194790pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxProblem solving can be a starting point both to stimulate curiosity and to bring the student closer to everyday life, making him realize that the polynomial functions of the second degree are present inside and outside the classroom, thus making learning more efficient. In addition, it turns out that errors made in the resolution process tend to keep the student from certain content, thus hindering their learning. This paper presents the results of a research that sought to investigate the strategies used by high school students in the interpretation and resolution of problems involving polynomial function of the second grade, as well as to categorize the types of errors committed by the students. It was used as theoretical reference the perspectives of problem solving of George Polya (1995) and the didactic analysis of errors of Sarturnino de La Torre (2007). The research is qualitative and quantitative, and was carried out with students from a public school located in the city of Cumaru-PE. The analysis of the results showed that the students present difficulties in more elaborate questions, where they would need more attention to the investigation of the problem, they sought to solve the situations-problem in a direct way, which generated several types of errors in the resolution process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Tatiana Cássia Pereira da.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons