Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41971
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Tatiana Cássia Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T18:58:06Z | - |
dc.date.available | 2021-12-06T18:58:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tatiana Cássia Pereira da. Análise de erros e resolução de problemas envolvendo função polinomial do 2º grau. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41971 | - |
dc.description.abstract | A resolução de problemas pode ser um ponto de partida tanto para estimular a curiosidade como para aproximar o estudante do próprio cotidiano, fazendo-o perceber que as funções polinomiais do 2º grau estão presentes dentro e fora da sala de aula, tornando dessa forma o aprendizado mais eficaz. Além disso, verifica-se que os erros cometidos no processo de resolução tendem a afastar o estudante de determinados conteúdos, dificultando, assim, a sua aprendizagem. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as estratégias utilizadas por estudantes do ensino médio na interpretação e resolução de problemas que envolvem função polinomial do 2º grau, bem como, categorizar os tipos de erros cometidos pelos estudantes. Utilizou-se como referencial teórico as perspectivas de resolução de problemas de George Polya (1995) e a análise didática de erros de Saturnino de La Torre (2007). A pesquisa tem cunho qualitativo e quantitativo e foi realizada com estudantes de uma escola pública localizada na cidade de Cumaru-PE. A análise dos resultados apontou que os estudantes apresentam dificuldades em questões mais elaboradas, onde necessitariam de mais atenção à investigação do problema, buscaram resolver as situações-problema de forma direta, o que gerou diversos tipos de erros no processo de resolução. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Erros | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Polinômios | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Análise de erros e resolução de problemas envolvendo função polinomial do 2º grau. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1778179372194790 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Problem solving can be a starting point both to stimulate curiosity and to bring the student closer to everyday life, making him realize that the polynomial functions of the second degree are present inside and outside the classroom, thus making learning more efficient. In addition, it turns out that errors made in the resolution process tend to keep the student from certain content, thus hindering their learning. This paper presents the results of a research that sought to investigate the strategies used by high school students in the interpretation and resolution of problems involving polynomial function of the second grade, as well as to categorize the types of errors committed by the students. It was used as theoretical reference the perspectives of problem solving of George Polya (1995) and the didactic analysis of errors of Sarturnino de La Torre (2007). The research is qualitative and quantitative, and was carried out with students from a public school located in the city of Cumaru-PE. The analysis of the results showed that the students present difficulties in more elaborate questions, where they would need more attention to the investigation of the problem, they sought to solve the situations-problem in a direct way, which generated several types of errors in the resolution process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3530135265961814 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Tatiana Cássia Pereira da.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons