Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41970

Compartilhe esta página

Título: Análise da viabilidade de sistemas de produção agrícola à luz da dimensão da sustentabilidade: agricultura orgânica e agroecologia.
Autor(es): SILVA, José Heleno Alves da
Palavras-chave: Ecologia agrícola; Agricultura familiar; Sustentabilidade; Produtos químicos agrícolas - Aspectos ambientais; Agricultura orgânica
Data do documento: 25-Jul-2018
Citação: SILVA, José Heleno Alves da. Análise da viabilidade de sistemas de produção agrícola à luz da dimensão da sustentabilidade: agricultura orgânica e agroecologia. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: A presente pesquisa tem como questão norteadora analisar à luz da revisão da literatura sobre agricultura orgânica e Agroecologia, aspectos da viabilidade de sistemas de produção agrícola, tomando como princípio as quatro dimensões de sustentabilidade, a saber: (a) produtividade; (b) viabilidade econômica; (c) impacto ambiental, e; (d) bemestar social e cultural. A agricultura de base agroecológica é o princípio pela qual o cultivo agrícola ocorra em sintonia com a criação de animais, levando em consideração o respeito aos ciclos da natureza. Problemas associados ao atual paradigma produtivo na agricultura, imposto pela Revolução Verde e representado pelo agronegócio, tem propiciado aos trabalhadores do campo inúmeras opções de agroquímicos responsáveis pela degradação ambiental e danos à saúde do ser humano a partir do envenenamento, bem como tem impulsionado o êxodo rural e a concentração fundiária e de renda, levando a que se questione a sustentabilidade deste modelo. Com danos a natureza, a saúde dos seres vivos e a continuidade da fome a nível mundial, cresce o debate sobre a Agroecologia, vista como novo paradigma a ser adotado nos sistemas produtivos como forma de garantir a soberania alimentar. Para trazer essa discussão, como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a revisão de literatura, assim como dados secundários obtidos nas principais bases de dados. A literatura aponta que produzir imerso numa perspectiva agroecológica amplia o escopo de ação para além da produção de orgânicos, o que não impede a produção para o mercado, mas muitos desafios ainda necessitam ser superados. Para isso, requerem-se esforço da população agricultora, dos movimentos sociais, dos estudiosos e de suporte de políticas públicas, dentre outros. Evidenciamos que monocultivos não são manejos ecológicos ideais. Foram ressaltadas vantagens para cultivos com uma maior diversidade agro-silvo-pastoril integrados. Ressaltamos ainda que, produzir alimentos através de uma agricultura de base agroecológica é mais que saciar a fome, envolvendo também o aspecto nutricional e de soberania alimentar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41970
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, José Heleno Alves da.pdf984,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons