Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4193
Título: Intervenção do Estado na propriedade intelectual: uma análise publicista da licença compulsória de patentes
Autor(es): Mussalem, André Florêncio Souto Maior
Palavras-chave: Intervenção do Estado; Licença compulsória; Patentes; Tecnologia
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Florêncio Souto Maior Mussalem, André; de Queiroz Bezerra Cavalcanti, Francisco. Intervenção do Estado na propriedade intelectual: uma análise publicista da licença compulsória de patentes. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A importância cada vez maior da tecnologia inovadora na sociedade deixa claro que há aspectos positivos na proteção patentária pelo Governo, mas também aspectos negativos decorrentes do exercício de monopólio próprio do sistema de patentes. Para que tais aspectos negativos não tenham um impacto danoso na sociedade, o Estado intervém na propriedade intelectual quebrando o monopólio legal para que não haja dano econômico e para que as populações à margem do desenvolvimento tenham acesso à tecnologia. A licença compulsória de patentes é o instrumento legítimo de tal intervenção. O presente trabalho tem por objetivo verificar a natureza de direito público de tal intervenção
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4193
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5115_1.pdf854,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.