Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41810

Share on

Title: Estado da arte sobre a teoria antropológica do didático em eventos e revistas científicas de educação matemática.
Authors: SILVA, Jéssika Moraes da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Didática; Publicações científicas
Issue Date: 20-Jan-2017
Citation: SILVA, Jéssika Moraes da. Estado da arte sobre a teoria antropológica do didático em eventos e revistas científicas de educação matemática. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A seguinte pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o que tem sido publicado entre os anos de 2006 a 2016 em revistas científicas e anais de eventos sobre Educação Matemática no que diz respeito à Teoria Antropológica do Didático (TAD).Além disso, o trabalho também tem como finalidade apontar os eixos principais ou temáticas empregadas pelos pesquisadores ao longo do período analisado. A pesquisa foi realizada através de sites de publicações de anais de eventos e sites de revistas científicas, totalizando cinco (05) eventos e seis (06) revistas científicas. Para solucionar nosso questionamento utilizamos uma abordagem qualitativa do tipo estado da arte (FIORENTINI & LORENZATO, 2006) e quantitativa. Apoiamo-nos na teoria, pois ela amplia as relações, entre objetos de ensino, que irão além da sala de aula. Segundo Chevallard (1999), essa teoria estuda o homem diante do saber matemático, e mais especificamente, perante situações matemáticas. Evidenciamos como principal resultado dessa pesquisa que há uma expansão das pesquisas que sinalizam a TAD como aporte teórico considerando o desenvolvimento de discussões acerca do tema nos últimos anos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41810
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Jéssika Moraes da.pdf898,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons