Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41810

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssika Moraes da-
dc.date.accessioned2021-11-24T16:53:36Z-
dc.date.available2021-11-24T16:53:36Z-
dc.date.issued2017-01-20-
dc.date.submitted2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssika Moraes da. Estado da arte sobre a teoria antropológica do didático em eventos e revistas científicas de educação matemática. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41810-
dc.description.abstractA seguinte pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o que tem sido publicado entre os anos de 2006 a 2016 em revistas científicas e anais de eventos sobre Educação Matemática no que diz respeito à Teoria Antropológica do Didático (TAD).Além disso, o trabalho também tem como finalidade apontar os eixos principais ou temáticas empregadas pelos pesquisadores ao longo do período analisado. A pesquisa foi realizada através de sites de publicações de anais de eventos e sites de revistas científicas, totalizando cinco (05) eventos e seis (06) revistas científicas. Para solucionar nosso questionamento utilizamos uma abordagem qualitativa do tipo estado da arte (FIORENTINI & LORENZATO, 2006) e quantitativa. Apoiamo-nos na teoria, pois ela amplia as relações, entre objetos de ensino, que irão além da sala de aula. Segundo Chevallard (1999), essa teoria estuda o homem diante do saber matemático, e mais especificamente, perante situações matemáticas. Evidenciamos como principal resultado dessa pesquisa que há uma expansão das pesquisas que sinalizam a TAD como aporte teórico considerando o desenvolvimento de discussões acerca do tema nos últimos anos.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.titleEstado da arte sobre a teoria antropológica do didático em eventos e revistas científicas de educação matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe fallowing research had as objective to indentify and analyse what has being publised between the years 2006 to 2016 in scientifics magazines and annals events about mathmatics education which is about antropological theory of didactics (TAD). Besides that, the work also has the purpose to point out the main axes or thematics applied by the researchers during the analyzed period. The research was realized through the publishing sites of annals events and scientific magazines sites, totalizing five (05) events and six (06) scientifics magazines. To get the solution of our quiz we used a qualitative approach of the type state of the art. (FIORENTINI & LORENZATO, 2006) and quantitative. We leaned on the theory, because it expands the relations, among teaching objects, which are going through the classroom. According to Chevallard (1999), this theory study the man before the mathematical knowledge, and more specifically, towards mathmatic situations. We show as the main result of this research an expansion of research that signals the TAD as a theoretical contribution considering the development of discussions about the topic in the recent years.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jéssika Moraes da.pdf898,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons