Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806
Share on
Title: | Construção civil: matemática formal X matemática informal. |
Authors: | SILVA, Dimas Camilo da |
Keywords: | Etnomatemática; Construção civil; Geometria plana; Matemática - Estudo e ensino |
Issue Date: | 12-Dec-2017 |
Citation: | SILVA, Dimas Camilo da. Construção civil: matemática formal X matemática informal. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo de pesquisa compreender como trabalhadores da construção civil, que não possuem o Ensino Fundamental completo, fazem aplicações matemáticas. E como objetivos específicos: Identificar como alguns conceitos matemáticos são utilizados por trabalhadores na construção civil; Relacionar os termos matemáticos usados na construção civil com os conceitos matemáticos formais; Compreender como sujeitos que não estudaram determinados conteúdos matemáticos em salas de aula conseguem fazer aplicações com os mesmos. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Bail (2002), D’Ambrósio (1998, 2002 e 2007), David (et al, 2013), Duarte (2003), Gaspar (2002) e Knijnik (et al, 2012). Utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada dois pedreiros; como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a cultura e o cotidiano permitiram a nossos sujeitos a aquisição de conhecimentos, como os relacionados a Volume, Área e Ângulos, mesmo sem que tenham vivenciado na escola. Ao mesmo tempo esses conhecimentos informais possuem uma relação direita com o conceito formal de cada um desses elementos. As fórmulas usadas pelos sujeitos para resolver os problemas propostos são as mesmas usadas na matemática formal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Dimas Camilo da.pdf | 743,36 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License