Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dimas Camilo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T13:29:43Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T13:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dimas Camilo da. Construção civil: matemática formal X matemática informal. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo de pesquisa compreender como trabalhadores da construção civil, que não possuem o Ensino Fundamental completo, fazem aplicações matemáticas. E como objetivos específicos: Identificar como alguns conceitos matemáticos são utilizados por trabalhadores na construção civil; Relacionar os termos matemáticos usados na construção civil com os conceitos matemáticos formais; Compreender como sujeitos que não estudaram determinados conteúdos matemáticos em salas de aula conseguem fazer aplicações com os mesmos. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Bail (2002), D’Ambrósio (1998, 2002 e 2007), David (et al, 2013), Duarte (2003), Gaspar (2002) e Knijnik (et al, 2012). Utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada dois pedreiros; como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a cultura e o cotidiano permitiram a nossos sujeitos a aquisição de conhecimentos, como os relacionados a Volume, Área e Ângulos, mesmo sem que tenham vivenciado na escola. Ao mesmo tempo esses conhecimentos informais possuem uma relação direita com o conceito formal de cada um desses elementos. As fórmulas usadas pelos sujeitos para resolver os problemas propostos são as mesmas usadas na matemática formal. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Construção civil | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Construção civil: matemática formal X matemática informal. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work aims to understand how construction workers, who do not have complete Elementary School, make mathematical applications. And as specific objectives: Identify how some mathematical concepts are used by construction workers; To relate the mathematical terms used in construction with formal mathematical concepts; Understanding how subjects who have not studied certain mathematical content in classrooms can make applications with them. The research is based on the studies of Bail (2002), D'Ambrósio (1998, 2002 and 2007), David (et al, 2013), Duarte (2003), Gaspar (2002) and Knijnik et al. We used as a data collection procedure the semi-structured interview, which was applied two masons; as an analysis procedure, we use content analysis. The results show that the culture and daily life allowed our subjects to acquire knowledge, such as those related to Volume, Area and Angles, even without having lived in school. At the same time, this informal knowledge has a right relation to the formal concept of each of these elements. The formulas used by the subjects to solve the proposed problems are the same as those used in formal mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Dimas Camilo da.pdf | 743,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons