Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Dimas Camilo da-
dc.date.accessioned2021-11-24T13:29:43Z-
dc.date.available2021-11-24T13:29:43Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.date.submitted2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Dimas Camilo da. Construção civil: matemática formal X matemática informal. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41806-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo de pesquisa compreender como trabalhadores da construção civil, que não possuem o Ensino Fundamental completo, fazem aplicações matemáticas. E como objetivos específicos: Identificar como alguns conceitos matemáticos são utilizados por trabalhadores na construção civil; Relacionar os termos matemáticos usados na construção civil com os conceitos matemáticos formais; Compreender como sujeitos que não estudaram determinados conteúdos matemáticos em salas de aula conseguem fazer aplicações com os mesmos. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Bail (2002), D’Ambrósio (1998, 2002 e 2007), David (et al, 2013), Duarte (2003), Gaspar (2002) e Knijnik (et al, 2012). Utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada dois pedreiros; como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a cultura e o cotidiano permitiram a nossos sujeitos a aquisição de conhecimentos, como os relacionados a Volume, Área e Ângulos, mesmo sem que tenham vivenciado na escola. Ao mesmo tempo esses conhecimentos informais possuem uma relação direita com o conceito formal de cada um desses elementos. As fórmulas usadas pelos sujeitos para resolver os problemas propostos são as mesmas usadas na matemática formal.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConstrução civil: matemática formal X matemática informal.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThis course completion work aims to understand how construction workers, who do not have complete Elementary School, make mathematical applications. And as specific objectives: Identify how some mathematical concepts are used by construction workers; To relate the mathematical terms used in construction with formal mathematical concepts; Understanding how subjects who have not studied certain mathematical content in classrooms can make applications with them. The research is based on the studies of Bail (2002), D'Ambrósio (1998, 2002 and 2007), David (et al, 2013), Duarte (2003), Gaspar (2002) and Knijnik et al. We used as a data collection procedure the semi-structured interview, which was applied two masons; as an analysis procedure, we use content analysis. The results show that the culture and daily life allowed our subjects to acquire knowledge, such as those related to Volume, Area and Angles, even without having lived in school. At the same time, this informal knowledge has a right relation to the formal concept of each of these elements. The formulas used by the subjects to solve the proposed problems are the same as those used in formal mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Dimas Camilo da.pdf743,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons