Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41799

Share on

Title: A subjetivação no processo de elaboração do TCC.
Authors: SILVA, Brenda Daniele Souza
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Pesquisa - Metodologia; Trabalho de Conclusão de Curso; Subjetividade; Diferença (Filosofia)
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: SILVA, Brenda Daniele Souza. A subjetivação no processo de elaboração do TCC. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Nesta pesquisa buscamos investigar a subjetivação no processo de elaboração dos trabalhos de conclusão no curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. O estudo é o resultado de uma análise bibliográfica de todos os trabalhos de conclusão de curso desde 2013.2 (primeiras monografias apresentadas do curso supracitado) a 2017.1 (semestre anterior a apresentação deste estudo). Foi utilizado uso da metodologia de pesquisa quanti-qualitativa (MAY, 2004) e explicativa (GIL, 2002), com a finalidade de categorizar e principalmente nos possibilitar visualizar a subjetivação nesse processo. Trazendo Deleuze (1994, 2011), Guattari (1996, 2011), Rolnik (1996, 2011) e Foucault (1994, 2010a, 2011), como também outras exposições direcionadas para os trabalhos de conclusão de curso. Analisando todos os trabalhos de forma mais objetiva, com tabelas e gráficos e trazendo reflexões sob a ótica das teorias apresentadas. Os dados apresentados nos mostram que a maioria das pesquisas desses graduados/graduandos tem uma forte relação com a área de atuação do orientador, assim como a predileção pelos professores das áreas de ensino na hora da escolha pelas orientações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41799
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Brenda Daniele Souza.pdf754,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons