Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41765
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Analice Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:11:00Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Analice Gomes da. A educação inclusiva de crianças com transtorno e déficit de atenção/hiperatividade – TDAH: uma análise no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41765 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata de Educação Especial no âmbito da Inclusão, onde temos como problema central conhecer como se dá o processo de Inclusão das crianças com TDAH no município de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste de Pernambuco e como objetivo geral compreender o processo de Inclusão das crianças com Transtorno e Déficit de Atenção/Hiperatividade no município. Especificamente, buscamos identificar as leis sobre educação inclusiva; depois verificar se há alguma lei em vigor específica para alunos com TDAH e por fim, analisar projetos existentes na Secretaria de Educação do município citado, para esses alunos com TDAH. Para desenvolver a pesquisa qualitativa buscamos primeiramente conhecer o contexto histórico e as características, dessas crianças; tratamos também de Inclusão, família e escola. Como metodologia utilizamos a análise documental para separar as leis educacionais que tratam da educação especial e entre elas as especificas para o TDAH. E para conhecer os projetos no município, optamos por um questionário aplicado a uma amostra de professores e que a partir da sua análise, chegou-se à conclusão que ainda existe um caminho à ser percorrido para que de fato as crianças com TDAH sejam incluídas no sistema educacional, como é previsto por lei. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva de crianças com transtorno e déficit de atenção/hiperatividade – TDAH: uma análise no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9672568782024040 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research deals with Special Education in the scope of Inclusion, where we have as main problem to know how the process of Inclusion of children with ADHD occurs in the municipality of Santa Cruz do Capibaribe in the Agreste of Pernambuco and as a general objective to understanding the process of Inclusion of children with Attention Deficit / Hyperactivity Disorder - ADHD. Specifically, we seek to identify laws on inclusive education; Then check if there is any specific law in force for students with ADHD and finally, analyze existing projects in the Department of Education of the municipality cited for these students with ADHD. To develop qualitative research, we first seek to know the historical context and characteristics of these children; We also deal with Inclusion, family and school. As a methodology we use documentary analysis to separate the educational laws that deal with special education and among them the ones specific for ADHD. And to get to know the projects in the city, we opted for a questionnaire applied to a sample of teachers and, based on their analysis, it was concluded that there is still a way to be followed so that children with ADHD are included in the Educational system, as provided by law. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Analice Gomes da.pdf | 964,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons