Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41756

Compartilhe esta página

Título: Resolução de atividades matemáticas com proporções por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do campo.
Autor(es): SANTOS, Isaac Sidney Mendes dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Educação do campo; Proporção
Data do documento: 17-Jul-2017
Citação: SANTOS, Isaac Sidney Mendes dos. Resolução de atividades matemáticas com proporções por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do campo. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Apresentamos a pesquisa desenvolvida no quando de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática desenvolvida no Centro Acadêmico do Agreste do Universidade Federal de Pernambuco. Buscamos investigar como os alunos do nono ano do Ensino Fundamental estabelecem relações entre as atividades produtivas que desenvolvem no campo e os conteúdos matemáticos estudados na escola, em particular, o conceito de proporções. Para desenvolver a pesquisa nos referenciamos nos estudos sobre a Educação do Campo e Sobre a Educação Matemática Crítica. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo do Município de Riacho das Almas no Agreste pernambucano e como instrumento de coleta de dados utilizamos dois questionários que foram aplicados em duas etapas. Na primeira participaram da pesquisa 45 estudantes de duas turmas do nono ano da referida escola e na segunda etapa 41 estudantes. O primeiro questionário teve por finalidade identificar as atividades produtivas desenvolvidas pelos estudantes e a relação que eles têm com o lugar onde habitam e com o campesinato. No segundo questionário foi voltado para o conceito de proporção, no qual solicitamos aos estudantes que respondessem três atividades que envolvem este conceito matemático. Para analisar as respostas ao primeiro questionário utilizamos as categorias identidade camponesa e atividades produtivas. Para elaboração e analisar os problemas com proporção utilizamos a classificação de atividades preconizada pela Educação Matemática Crítica: referência à matemática pura, referência a uma semirrealidade e referência à vida real. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos desenvolvem atividades produtivas ligadas ao campesinato e que, em maioria, se identificam com o lugar onde vivem. Com relação aos problemas sobre o conceito de proporção, os estudantes tiveram um desempenho expressivo na resolução do Problema 1 que faz referência à matemática pura, ao passo que no Problema 2, que faz Referência a uma semirrealidade, eles tiveram um menor índice de acertos. O melhor desempenho dos estudantes foi observado na resolução do Problema 3 que faz referência à vida real. Entendemos que o fato de este problema trazer um contexto da realidade da comunidade na qual a escola está inserida, a confecção de roupas, contribuiu para uma melhor compreensão do enunciado do problema e dos questionamentos realizados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41756
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Isaac Sidney Mendes dos.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons